ICA - Instituto de Ciência da Arte
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Navegando ICA - Instituto de Ciência da Arte por Orientador "BEZERRA, José Denis de Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ao Mestre com carinho: a poética de Ramon Stergman(2018-12-19) PINTO, Andreza da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa surge a partir da necessidade de registrar a importância do dramaturgo Ramon Stergman e do grupo Maromba para a história do teatro na cidade de Belém do Pará, trata-se de uma viajem sobre a vida e a obra do escritor que escolheu falar em sua poética sobre o regionalismo Amazônico. Relata também as vivências de uma estudante de teatro, que fez do grupo Maromba sua segunda família. O período analisado será dos anos de 1980 a 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)(2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro(2017-06-21) SILVA, Maurilo Almeida da; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente pesquisa tem por finalidade narrar o processo de construção de um artista professor formado pelo curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Parte das experiências de vida e com as linguagens artísticas, para mostrar um trajeto entrecruzado pelas memórias individuais e coletivas. Para tanto, este trabalho estabeleceu como caminho teórico-metodológico os estudos da memória, a partir dos conceitos apresentados por Le Goff (1990); dos estudos da performance, apresentados por Cohen (2013); e nos estudos do teatro, na perspectiva de Boal (2007), e na construção de processos artísticos, abordado por Rangel (2009). Dessa maneira, as investigações realizadas durante este trabalho tiveram como resultados a abertura de possibilidades de criação em arte/teatro em diálogo com as itinerâncias na vida e na arte, ao criar ou revisitar experiências que valorizem o encontro desses pontos de conhecimento. Portanto, ressaltamos a importância de pesquisas que valorizem e possibilitem essas transversalidades, porque elas caminhos espaços para vozes silenciadas pelo tempo, pelo espaço e pelos diversos processos sociais nos quais estamos inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre santos e encantados: a poética de duas irmãs-filhas de santo(2017-06-23) MACIEL, Regiane Grinalda; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este Trabalho de Curso tem por objetivo desenvolver uma pesquisa que valorize as memórias de duas irmãs, pautadas em suas histórias de vida, Renata e Regiane Grinalda Maciel. Parte de uma experiência com a vida de minha irmã, que desde seu nascimento traz uma história intercortada por vários “destinos”, e conduzida pelo amor, materializado em dedicação, promessa, fé, ritos. Para a realização desse trabalho, procuramos dialogar com os estudos da memória, da oralidade e do teatro, em seus diálogos e aproximações. A abordagem teórico-metodológica pautou-se nos estudos da memória, a partir de autores como Le Goff (2003), Bezerra (2013), Thompson (1992); e nos estudos da performance, Shechener (2006), Rangel (2009). O curso de Licenciatura em Teatro proporciona espaços para pesquisas como esta, ao possibilitar que nossa história de vida, tão importante quanto outros assuntos, seja estudada. Portanto, abre horizontes para pesquisas que valorizem as memórias individuais e coletivas dos sujeitos inseridos em nossa sociedade em diálogo com alguns campos de investigação na área das artes cênicas, como os estudos da performance, abordado neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma flecha não bastou para calar a sua voz: a comunidade de Bom Jesus em cena(2016-09-05) MORAES, Raimunda da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente Trabalho de Curso tem por objetivo registrar as memórias da comunidade de Bom Jesus do município de Santo Antônio do Tauá/PA, a partir da festividade de São Sebastião. Nosso condutor são as lembranças das ações de Job Barbosa, que ao receber de seu pai a imagem de São Sebastião, iniciou uma vida religiosa, cultural e social na localidade, através das ladainhas, folias, pajelança e a festividade. Os caminhos, metodológicos e teóricos são a História Oral e os Estudos da Memória, como Bosi (1994), Freitas (2002), Fernandes (2011), Thompson (1992), que nos auxiliaram no levantamento de dados, por meio de entrevistas, e na reflexão das memórias coletivas, que se apresentam por intermédio das convivências dos comunitários em grupo, e as individuais que são memórias pessoais, fundamentais para a realização da atividade cênica desse processo de pesquisa. Dessa maneira, os depoimentos e relatos de moradores de Bom Jesus, feitas no período do ano de 2013 a 2016, foram de extrema importância, pois vivenciaram essas manifestações, contribuindo significativamente para o processo desse trabalho. Entendo, assim, que é possível fazer um cruzamento desses elementos, articulando um vínculo com as memórias de um lugar, de uma família, que ajudam na reconstrução de um passado e enfatizam histórias do presente que se tornam também memórias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grupo Gruta de Teatro: memórias e militâncias no teatro paraense (1967-1981)(2019-07-09) SOUSA, Bento Henrique Oliveira de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo registrar cronologicamente a história do Grupo Gruta de Teatro e se propõe a produzir uma análise sobre a sua trajetória artística e suas contribuições para a história do teatro produzida no Estado do Pará. Tendo como metodologia a História Oral que busca através das fontes orais a produção de documentos, bem como os estudos da Memória, acionando autores que produzem sobre o assunto tais como: Ferreira (2006); Bosi (2003); Freitas (2006) entre outros, e auxiliando com a Historiografia do teatro no Pará convoco Bezerra (2013); Salles (1994) e Jansen (2009) esses autores possuem valorosas contribuições para a historiografia do teatro paraense. O Gruta é um dos mais antigos grupos de teatro no estado. O Gruta é escola e continua produzindo teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias do Sr. Penante: uma dramaturgia sobre o ator José de Lima Penante e o teatro paraense do século XIX(2004-11-04) REIS, Rafael Bruno Rodrigues dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este estudo propõe descrever e refletir sobre o processo criativo da peça As memórias do Sr. Penante como espaço de pesquisa e valorização das memórias das artes da cena paraense e do ator José de Lima Penante, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, além de refletir sobre o processo aos olhos de um pesquisador-dramaturgo, acompanhado de uma pesquisa historiográfica. O caminho metodológico é dividido em quatro etapas: 1 – Levantamento bibliográfico e documental; 2 – Análise dos dados do material levantado; 3 – Desenvolvimento criativo da peça; e 4 – A obra em destaque. Neste levantamento inicial, três obras são o pilar investigativo, pois retratam pedaços da trajetória do artista Lima Penante (Salles, 1994; 2000; Ávila, 2019). Construir este texto dramático de cunho histórico-biográfico foi, na realidade, o ato de pesquisar os vestígios e rastros da história de Lima Penante deixados pelos acontecimentos históricos e fixados em fontes bibliográficas e documentais (Magalhães, 2019). Foram as personagens interpretadas por ele que caracterizaram um dos motores embrionários na construção da narrativa dramática, considerando como elementos essenciais da dramaturgia o tema, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e as ações dramáticas. Na peça criada nesta pesquisa, o protagonista representa o próprio ator no ano de 1892, ano de seu falecimento. Suas personagens ganham vida para contar a memória de nosso primeiro ator profissional que traçou um percurso fora do Estado, conforme Vicente Salles. Os resultados oriundos desse processo de pesquisa oportunizaram construir, não somente a peça, mas desdobramentos acadêmicos, performáticos e pedagógicos em teatro. Este estudo enfatiza a importância da pesquisa historiográfica na área do teatro paraense, assim como o estudo da dramaturgia histórica de figuras importantes que ainda precisam de um olhar atencioso. As memórias do Sr. Penante é uma peça teatral, em potencial, que pode provocar reflexões, debates, estudos e propagação cultural na área do teatro sob esta versão dramatúrgica e os desdobramentos que ela pode possibilitar futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro e memória: atos formativos de uma artista pesquisadora em Mocajuba/PA(2022-08-29) NUNES, Sidiane Vieira; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq. As experiências teatrais citadas neste trabalho foram desenvolvidas com mulheres mocajubenses e com artistas na cidade de Mocajuba/PA. Nessas experiências buscamos desenvolver um trabalho com teatro e memória, a partir de práticas teatrais, performance e da oralidade que conduziu as experiências aqui apresentadas. Mulheres mocajubenses se destacam na oficina de teatro e costura realizada em 2019 e motivada por meus atravessamentos de vida, enquanto estudante da Licenciatura em Teatro, costureira, mãe solo e mocajubense. Os artistas mocajubenses adentram a pesquisa sobre o pássaro junino Bem-te-vi mocajubense “No voo e cantares dos pássaros”, dialogando sobre a cultura popular paraense. Essas experiências foram pautadas nas discussões teórico-metodológicas da História Oral, através de Freitas (2006); e dos Estudos da Memória, principalmente os apresentados por Pollak (1989), ao discutir sobre silêncio e esquecimento, e Nora (1993) sobre lugares de memória. Vivenciar esses encontros possibilitou encontrar identificações, com as mulheres, força e persistência; com os fazedores da arte, valorização e resgate da cultura popular mocajubense. Por isso, pautada nos princípios norteadores deste trabalho, procuramos conhecer as experiências de vida e vivenciá-las por meio da linguagem cênica, porque acreditamos que o teatro seja esse espaço potencializador, capaz de transformar, acolher e escutar. Dessa maneira, queremos, neste trabalho, apresentar essas vivências formadoras e refletir sobre o potencial do encontro entre teatro e memória, e que neste trabalho envolveram mulheres em seus diversos contextos socioculturais e artistas da cidade de Mocajuba/PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro e vida: um voo nas asas da memória(2019) SOUSA, Marcelo Farias de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa tem por objetivo relatar a experiência de trabalho com a Memória. Por meio dos estudos da memória, definiu-se o campo teórico-metodológico, principalmente a partir da História Oral, que possibilitou a experiência em ouvir Dona Arlinda, avó do pesquisador, e dessa narrativa refletir sobre atividades culturais do teatro popular paraense, nas quais Ela foi uma artista ativa em sua juventude, nas apresentações de Pássaro Junino, Pastorinhas nas comunidades em que viveu na periferia da cidade de Belém. Autores como Freitas (2001), Pollak (1989), Bosi (2003), Nora (1993) nos ajudaram a refletir sobre a importância da memória em estudos que valorizam as práticas culturais de determinadas sociedades. Salles (1994) e Bezerra (2013) contribuíram teoricamente acerca da história do teatro paraense, a partir dos temas que atravessam essa pesquisa. Esse processo de estudos possibilitou, também, a experimentação e a criação de dois trabalhos artísticos, como resultados. Dessa maneira, acreditamos que essa pesquisa contribui para pensar o encontro entre teatro e memória, uma arte que valorize saberes, sobretudo a diversidade cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O teatro manda mensagens: a trajetória do grupo de teatro os mensageiros(2019-07-05) SILVA, Cleandro Conceição da; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510Este trabalho de pesquisa descreve a trajetória do grupo de teatro “Os Mensageiros”, que nasceu dentro de uma comunidade católica no bairro do Coqueiro, criado e dirigido por seu autor, que aqui se apresenta, e que já está no seu vigésimo ano de atuação. Pretende-se, com esta pesquisa, contar a história do grupo abarcando sua origem, a construção da identidade, produções dramatúrgicas que se utilizam em grande parte da comicidade, suas transições e vivências através da memória de seus integrantes e colaboradores, mostrando como o teatro amador paraense é rico e potente no processo artístico nas regiões periféricas de Belém, e como esse teatro se articula; é visto e discutido no cenário atual.