Graduação - ICED
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Navegando Graduação - ICED por Orientador "CARVALHO, Fabrício Aarão Freire"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atuação da coordenação pedagógica junto aos professores da sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola Presidente Costa e Silva: um relato de experiência(2018-12-20) SILVA, Claudete Sales da; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560O presente estudo tem por objetivo compreender o papel e a importância da coordenação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a partir de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva no ambiente escolar, bem como identificar as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica, junto aos docentes da sala de recursos multifuncionais (SRM), que visam à inclusão de alunos com deficiência da Escola Presidente Costa e Silva. A fim de obter dados que servissem como aporte, foi conduzida uma pesquisa e intervenção, que resultou neste relato de experiência, fruto de uma experiência vivida pela autora na condição de bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na referida escola, onde houve o acompanhamento das ações da coordenação pedagógica e das professoras da sala de recursos multifuncionais (SRM). Sendo assim, de acordo com a literatura da área e com período de observação na Escola Costa e Silva, os resultados mostraram que o papel da coordenação pedagógica e a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva está em proporcionar um ambiente de aprendizado pautado na formulação de intervenções pedagógicas que valorizem o respeito e incentivem a desconstrução de preconceitos. Por fim o relato mostrou que há na referida escola o desenvolvimento de ações formativas aos professores e alunos sobre a temática da inclusão, como oficinas e palestras, mas que por conta de fatores diversos, internos e externos, estas ainda são pequenas ações, deixando claro que para promover a inclusão nas escolas não basta apenas formular formações ou executar reformas, mas envolve um conjunto de ações e fatores, individuais e coletivos, que influenciam neste processo, e sem o devido apoio governamental e da sociedade não há como desenvolver plenamente um trabalho de inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Condições de oferta e qualidade do ensino do município de Ananindeua-PA no contexto do FUNDEB (2007- 2015)(2018-08-07) NASCIMENTO, Yasmim Edith Carvalho do; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560Este estudo exploratório tem por objetivo analisar a condição de efetividade do ensino em termos de investimento em educação básica da rede de ensino municipal de Ananindeua e suas condições de oferta e qualidade durante o período de vigência do FUNDEB (2007 a 2015). O processo de inquirição que norteou o paradigma de pesquisa foi o quantitativo, sendo organizada de modo a articular informações quantitativa dos indicadores sociais, de financiamento, de oferta educacional e de qualidade do município. Os resultados da pesquisa revelaram que, no período analisado: 1- houve melhora dos indicadores sociais do município expressos pelos dados de números da população total (1,6%), IDHM (0,718 – alto), PIB (12,2%) e PIB per capita (12,1%); 2- houve crescimento das despesas liquidadas da função educação (13,9%) e das despesas empenhadas do ensino fundamental (9,6%) e da educação infantil (151,8%), bem como das receitas do FUNDEB (14,6%); 3- no que diz respeito às matrículas, houve maior crescimento na rede privada de ensino (23,6%, na educação infantil; 17%, no ensino fundamental), quando comparada com a rede municipal (18,8%, na educação infantil; 4,8% no ensino fundamental) e estadual (não obteve uma média de crescimento); no que se refere ao número de escolas, houve maior crescimento na rede particular (30,1%, na educação infantil; 33,2%, no ensino fundamental do que na rede estadual (não obteve uma média de crescimento) e municipal (6,5%, na educação infantil; 19,1%, no ensino fundamental); referente ao número de professores, na educação infantil, a rede municipal apresentou mais crescimento (101), quando comparada com a rede estadual (0) e particular (92), já no ensino fundamental, a rede particular (687) apresentou o maior aumento, comparado a rede municipal (88) e a rede estadual (520); 4- no que se refere ao rendimento escolar, a rede privada de ensino apresenta as melhores taxas (0,5% de aprovação; 14,5% de reprovação e 22,5% de evasão escolar), comparada com a rede municipal (3,4% de aprovação; 11,5% de reprovação e 7,4% de evasão escolar) e estadual (2,9% de aprovação; 11,9% de reprovação e 6,3% de evasão escolar). Quanto aos dados do IDEB, constatou-se que o município conseguiu atingir a maioria das metas estabelecidas. Em que pese os avanços apresentados pelo município - com crescimento dos recursos e seu processo de redistribuição a partir do FUNDEB - em suas condições de oferta e qualidade, nenhuma delas foi plenamente atendida pelo município de Ananindeua. Dada a importância da política de fundo às redes municipais de ensino, faz-se necessário lutar pela sua prorrogação e reestruturação, ampliando a contribuição da União e assim garantirmos a efetividade do direito à educação pública e de qualidade.