Graduação - CBREVE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CBREVE por Orientador "FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA(2019-03-01) ALVES, Rosinete Viana; FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro; http://lattes.cnpq.br/0196450688112520O presente trabalho busca no lúdico uma resposta para a aplicação do ensino aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural do município de Breves, onde a lógica é mostrar com base em uma pesquisa realizada numa turma com este perfil, como esta trabalha o lúdico e pode mudar o foco da educação neste local. Para a base desta análise contamos com uma entrevista com o professor regente e em cima disto buscamos analisar seus trabalhos práticos. Buscamos embasamentos teóricos em KISHIMOTO, T. M.; PIAGET, J. A.; TUBINO, L.B. entre outros. Para a pesquisa utilizamos o método qualitativo. A temática do lúdico apresentada aqui não o tem um aspecto para o entretenimento ou passatempo, mas como um ponto de referência para que o aluno adentre à temática, para isto busca-se mostrar a maneira como o professor trabalha e a sua postura diante da diversidade de aplicação que os jogos e as brincadeiras proporcionam tanto para os alunos se sentirem envolvidos, quanto para que este possa compreender o conteúdo em si sem precisar que o faça de forma mecanizada, para isto, fundamenta-se em um roteiro que vai desde a entrevista com o docente à forma como ele trabalha a relação lúdico diante das atividades curricularesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho(2018-08-16) TAVARES, Cleide Pantoja; FERREIRA, Raimundo Renato BalieiroEste trabalho parte do princípio em analisar a docência em um contexto histórico, da comunidade Guajarense no Município de Curralinho, no Estado do Pará. Onde a função de educador remota ao tempo da ditadura, com educadores desenvolvendo seus trabalhos com mais amor, do que apoio financeiro. Neste contexto esta pesquisa foi direcionada com o objetivo de contextualizar a vida docente desde o período da ditadura, com as inferências que tal política influenciava, bem como a visão pessoa de docentes já aposentados, que exerceram a função, quando ainda eram jovens. Para isso, foi elaborada a metodologia de entrevista, com questionários, fotografias, conversas e observações dos locais na atualidade. Como base teórica nos posicionamos junto as reflexões sobre a formação docente no Brasil e sua desvalorização. E tem como base teórica o autor Saviani (1987), que mostra uma educação desde a idade média, onde o centro do saber era o próprio homem. Também em Cury (1978), que mostra o quanto se pode usar o velho para construir o novo conhecimento. Outros autores usados são Gatti e Barreto (2009), que mostra o quanto a sociedade não valoriza o educador de acordo como eles merecem, pela responsabilidade que exercem. Entre outros autores importantes a essa produção.