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Navegando Graduação - ITEC por Orientador "AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de cinco índices de condição de pavimentos urbanos(2022-12-19) MAUÉS, Gabriel Melém; SOARES, Lucas Franco; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513RESUMO Para que um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) seja implementado de maneira satisfatória se faz necessário um bom cálculo de Índice de Condição de Pavimento (ICP) para manutenção da qualidade das superfícies dos pavimentos. Quando se trata do cálculo desse índice, existem diversos métodos de cálculo, considerando defeitos diferentes, com pesos diferentes. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é efetuar o cálculo do Índice de Condição de Pavimento Urbano (ICPU) dos pavimentos presentes no bairro de Batista Campos, utilizando cinco diferentes métodos de cálculo e comparar seus resultados. A coleta de dados foi efetivada no bairro de Batista Campos, em 142 trechos, sendo o cálculo efetivado por meio de cinco métodos diferentes (Osório (2014), Páez (2015), Souza (2021), Aihuki (2022) e Albuquerque (2022)) e foram efetivadas comparações com os parâmetros estatísticos de média, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação, além da comparação em relação aos tipos de defeitos avaliados por cada método e quanto à tendência de resultados. Dentre os principais resultados, tem-se que a partir dos cinco ICPU’s calculados, o ICPUOso representou o maior índice e o menor foi o ICPUSouza, sendo esse, também, o índice que apresentou maior coeficiente de variação, ou seja, segmenta melhor os trechos avaliados quanto a qualidade do pavimento observado, já o menor coeficiente de variação foi obtido pelo ICPUPáez, além disso observou-se que os defeitos mais frequentes avaliados pelos métodos aplicados foram as trincas por fadiga, os remendos, as panelas e a deformação permanente por trilhas de roda e como defeitos menos frequentes viu-se trincas nos bordos e exsudação. Por fim, concluiu-se que o ICPUSouza obteve o maior coeficiente de variação e conseguiu efetivar a segregação dos melhores e piores trechos da malha viária em análise, além de necessitar de um levantamento que conta com menos defeitos que o estipulado pelo método padrão implementado pelo SHRP, analisando somente 10 defeitos e garantindo um resultado satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre o novo método de dimensionamento nacional de pavimentos: MEDINA e o método do DNER(2021-06-11) SILVA, Daniel Cardoso da; BARBOSA, Diego Souza; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As rodovias possuem uma das maiores relevâncias entre as principais obras de infraestrutura do país. Desta forma compreende-se a importância do dimensionamento adequado dos projetos, pois mantê-los em bom estado é uma garantia de que os motoristas irão trafegar de forma confortável, segura e econômica. Para isso é necessário que se adequem os métodos, e que eles consigam avaliar as estruturas em termos de cargas e dos desgastes do próprio clima, visto que o atual método não consegue aferir tais complexidades. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre o método vigente do DNIT (DNER) e o novo Método de Dimensionamento Nacional de pavimentos (MeDiNa). A estrutura estudada nesta pesquisa corresponde às obras de duplicação da rodovia BR-316, entre os quilômetros 67,6 e 112,6, no estado do Pará, a qual será dimensionada pelos dois métodos. A estrutura final concebida pelo método do DNER resultou em um revestimento de 12,5 cm, base e sub-base de 15 cm, após a análise do MeDiNa a estrutura apresentou 99,0% de área trincada ao fim dos 10 anos de projeto, indicando ainda um tráfego elevado para estrutura proposta. Ao ser redimensionada pelo MeDiNa, a estrutura ficou constituída por uma base em solo-cimento, sub-base com um leve aumento no módulo de resiliência e a camada de revestimento se manteve constante. Os resultados apresentaram baixo afundamento de trilha de roda e baixo percentual de área trincada, contudo a estrutura teve um aumento de 41% no seu custo por quilometro devido à base em solo-cimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição(2021-10-05) PINHEIRO, Martônio Ribeiro; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada(2022-06-24) LIMA, Luan Patrick Reis; ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Atualmente há uma necessidade de substituir os métodos empirícos de dimensionamento de pavimentos por novos métodos que utilizam conceitos da mecânica (empírico-mecanísticos), assim como ocorre na transição do método vigente brasileiro para o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa requer muitos parâmetros de entrada que são obtidos através de ensaios pouco acessíveis, e por isso acabam sendo estimados por meio de correlações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise de sensibilidade da porcentagem de Área Trincada Estimada (TRI) e do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em dois pavimentos flexíveis, calculados pelo MeDiNa. Para tanto, foram utilizados dados do Projeto de Duplicação da BR-316 a partir dos quais, mediante correlações empíricas, foram estimados os parâmetros de entrada do cenário de referência tais como: Módulo de Resiliência (MR), Coeficiente de Poisson (μ), Coeficientes de Regressão de deformação permanente (Ψi) e fadiga (K1). Posteriormente estes parâmetros de entrada foram variados, individualmente, em ± 25% e analisados os resultados de ATR e TRI em dois pavimentos de tráfegos diferentes, ambos sobre o mesmo subleito. Para as estruturas estudadas, a técnica de análise de sensibilidade detectou forte susceptibilidade do ATR às variações de coeficiente de regressão Ψ2 e coeficiente de Poisson no subleito e especialmente na base onde geraram respectivamente aumentos de 41,0% e 18,1%, além de indicar que a TRI é muito afetada pela espessura da camada e módulo de resiliência do revestimento, onde registraram respectivamente aumentos de 29,6% e 17,7%. Portanto recomenda-se a realização prioritária desses ensaios, em detrimento dos demais, cujos parâmetros poderiam ser obtidos por correlações, no presente cenário de restrição de ensaios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O asfalto borracha em benim: estudo biliográfico, viabilidade e desempenho estrutural(2024-02-08) AKODEDJRO, Enock; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O crescimento do volume de tráfego, do peso e das dimensões dos veículos tem exigido novas soluções nos projetos rodoviários, dentre as quais se destaca a utilização de asfal to borracha. Apesar dos benefícios do asfalto borracha, ele ainda é pouco utilizado, sobretudo nos países em desenvolvimento, ou seja, embora as potencialidades do asfalto-borracha sejam amplamente reconhecidas, sua aplicação em países em desenvolvimento, como o Benim. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a viabilidade da aplicação de asfalto borracha no Benin. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica abordando aspectos como: a história, processos de produção, explorando a aplicação global do asfalto borracha, a caracterização específica de Benim e questões de viabilidade econômica, ambiental e técnica do uso de asfalto borracha. De acordo com as pesquisas realizadas constatou-se que o asfalto borracha apresenta como principais vantagens: durabilidade, maior resistência e menor necessidade de manutenções e como desvantagens relevantes: exige maior controle tecnológico, maior custo e requer a mão de obra altamente qualificada. Em termos de custo, estudos indicam que ele varia entre 15-20% mais caro para ser executado, porém traz economia de 60% no longo prazo quando se consideram os custos de manutenção. Constatou-se também que há relatos de aplicação de asfalto borracha em diferentes países com condições climáticas bastante diversas. Face ao exposto, conclui-se como viável a aplicação do asfalto borracha nas principais rodovias do Benin, com a ressalva de que há necessidade de treinamento e qualificação das empresas executoras e mão-de-obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da influência do uso de polímero SBS e da faixa granulométrica nos parâmetros da dosagem Marshall(2019-07-03) MACIEL, Iury Euclides; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A construção do prolongamento da Avenida João Paulo II é uma obra de infraestrutura de extrema importância que busca promover a mobilidade e melhora do transporte rodoviário para a região metropolitana de Belém. Entretanto, para a garantia de durabilidade e qualidade da obra de pavimentação é necessário à aplicação de recursos construtivos como a utilização de diferentes ligantes e faixas granulométricas nas misturas asfálticas. Em consequência, o objetivo do trabalho é avaliar a influência do uso de ligante, sem ou com polímero SBS, e da faixa granulométrica, Faixa B ou Faixa C, nos parâmetros de dosagem Marshall. Para tanto, foi realizado o estudo estatístico com o diagrama de caixa, teste t de “Student” e correlação linear nos dados obtidos pelo controle tecnológico da pavimentação da João Paulo II. Os principais resultados obtidos mostraram que o uso de polímero influenciou positivamente nos parâmetros RBV e negativamente nos parâmetros RTCD, fluência, VAM e volume de vazios. Em relação à faixa granulométrica, quando se passa da Faixa B para a Faixa C, houve influência positiva nos parâmetros estabilidade e RBV e negativa nos parâmetros fluência, VAM, volume de vazios e densidade aparente. Além disso, não foi possível estabelecer correlações lineares válidas entre parâmetros os parâmetros volumétricos (Teor de asfalto, densidade aparente, volume de vazios, VCB, VAM e RBV) e mecânicos (RTCD, estabilidade e fluência) para a maioria das misturas. Somente a mistura BsP (Faixa B, sem polímero) apresentou correlações lineares válidas entre densidade aparente, volume de vazios, VAM e RBV versus RTCD e entre o teor de asfalto, densidade aparente e VAM versus estabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da infraestrutura cicloviária implantada em 2021 e 2022 em Belém-PA(2023-06-22) ALFAIA, Bruno Moraes de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Devido a importância da Infraestrutura Cicloviária para as cidades, houve grandes avanços na Política Nacional de Mobilidade Urbana, dando prioridade ao transporte não motorizado sobre o motorizado. No entanto, embora na Região Metropolitana de Belém tenham ocorrido implantações de ciclofaixas entre os anos de 2021 e 2022, não basta simplesmente criar novas estruturas cicloviárias, precisa-se garantir que elas atendam aos vários aspectos técnicos e legais, afim de atender o dia-a-dia das cidades. Por conseguinte, o objetivo do trabalho consiste em analisar onze ciclofaixas implantadas em Belém-PA, nos anos de 2021 e 2022, quanto ao projeto geométrico, pavimentação e sinalização, identificar os pontos críticos e propor soluções para mitiga-los. Dessa forma, foram feitas pesquisas in loco, através de levantamentos dos dados das ciclofaixas implantadas, tais como, largura das faixas de rodagem e das ciclofaixas, elementos separadores entre as faixas, tipos de sinalização, principais problemas e pontos críticos encontrados em cada trecho das ciclofaixas. Os principais resultados encontrados foram: Em uma análise de 13,6 km de ciclofaixa foram constatados 112 problemas. Das 11 ciclofaixas estudadas, 10 apresentaram irregularidade de projeto geométrico, 9 exibiram irregularidades de pavimentação asfáltica e 8 ciclofaixas tiveram irregularidades de sinalização. A ciclofaixa que mais se aproxima dos padrões do Manual de Planejamento Cicloviário 2001 (GEIPOT), é a do Portal da Amazônia e a ciclofaixa que apresenta mais desconformidades é a da Avenida 16 de Novembro em Mosqueiro. Por fim, constatou-se que apesar de a malha cicloviária ter aumentado, ainda há vários problemas a serem solucionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC(2019-11-29) FARIAS, Matheus Kaique Ferreira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A lei brasileira 12.587/12, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, assegura o pedestre como prioridade nos meios urbanos, uma vez que priorizam as viagens por transporte não motorizado. Desta forma, a qualidade das calçadas deveria ser uma temática essencial ao se discutir planejamento urbano. Entretanto, o poder público nitidamente não garante que esta realidade seja concretizada, visto que, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, os espaços destinados à circulação de pedestres apresentam configurações insatisfatórias. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de serviço das calçadas da Avenida Comandante Brás de Aguiar e de suas transversais, no perímetro entre as avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt, região localizada no bairro de Nazaré, em Belém/PA. Para tanto, foi utilizado no presente trabalho o método IQC – Índice de Qualidade das calçadas, desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001). Este método é realizado através de uma análise técnica in loco de cinco indicadores de qualidade, atrelada a uma avaliação da percepção dos pedestres. Foram investigados 34 trechos de calçadas e 70 transeuntes foram entrevistados. Através desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos trechos estudados apresentavam resultados satisfatórios – 91% deles obtiveram desempenho ótimo ou bom, enquanto que 9% obtiveram desempenho regular. Apenas 3 trechos enquadraram-se no nível de serviço B, 28 no nível C e os 3 restantes no nível D; nenhum trecho enquadrou-se nos níveis de serviço A, E e F. Os melhores trechos de calçada encontravam-se no entorno do cruzamento da Avenida Brás de Aguiar com a Dr. Moraes, enquanto que os piores estavam na Avenida Rui Barbosa e na Avenida Generalíssimo Deodoro. Além disso, foi constatado que largura efetiva era o índice de qualidade que mais preocupava os usuários. Tendo em vista o número reduzido de entrevistados e a subjetividade da avaliação técnica, foram feitas análises adicionais, (i) comparando o presente estudo com outro feito no centro comercial, (ii) avaliando diferentes cenários com diferentes pesos e (iii) realizando uma análise de sensibilidade dos indicadores de qualidade. Através destas análises constatou-se a robustez do método, uma vez que ele explicitou a superioridade da qualidade das calçadas da Brás, ao serem comparadas às do comércio. Ademais, quando feitas as outras análises, pouca foi a variação expressiva dos resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)(2022-06-27) AIHUKI, Josef Ndauvako; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis do bairro de Batista Campos em Belém/PA mediante ao cálculo do índice de condição do pavimento(2023-07-03) NEVES, Lucas Natanael Ferreira; CARDOSO, Ainoã Abigail Araújo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Urbanos (SGPU) é um conjunto de estratégias que acompanham e tentam prever o desempenho do pavimento, direcionando as prioridades de atividades de manutenção e reabilitação, garantindo a eficaz utilização dos recursos públicos. Contudo, o SGPU requer sistemáticas coletas de dados sobre a malha viária. Inserido nesse contexto, este trabalho é quarto de uma linha de pesquisa cujo o objetivo é avaliar o desempenho da malha viária do bairro de Batista Campos em Belém-PA entre os anos de 2021 a 2023 por meio do cálculo do Índice de Condição dos Pavimentos (ICP). Para tanto, foram realizadas avaliações objetivas da condição da superfície de rolamento e os ICPs foram calculados de acordo com o método de Sousa (2021) que adaptou o método Strategic Highway Research Program (SHRP). Os ICPs de 2023 foram, então, confrontados com ICPs de 2021 e 2022 coletados previamente nessa linha de pesquisa. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro da Batista Campos reduziu de 79,89 (2021) para 71,96 (2023), redução de 9,93%. As vias arteriais do bairro possuem o maior ICP médio nos três anos (76,06 - 2023, 81,40 – 2022 e 88,45 - 2021) quando comparadas com as vias coletoras (69,34 – 2023, 70,67 – 2022 e 78,78 - 2021) e locais (72,00- 2023, 71,40 – 2022 e 77,45 - 2021). Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada em 2023, foram os remendos (87,32%), desgaste (83,80%) e trincas por fadiga (69,01%), o que corrobora com os levantamentos dos anos anteriores. A rua São Silvestre apresentou maior variação média positiva (21,52%) e a Avenida 16 de Novembro apresentou maior variação média negativa (-26,94%) em 2023, diferente do ano anterior, cuja rua com maior variação média positiva foi a Avenida 16 de Novembro (5,71%) e maior variação média negativa foi a rua Guilherme Seixas (- 20,11%). Por fim, concluiu-se que o desempenho dos pavimentos do bairro de Batista Campos, de modo geral, decaiu ao longo dos anos e a partir do presente trabalho foipossível verificar os trechos que devem ser priorizados para futuras atividades de manutenção e reabilitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA(2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos pelo método IGG/DNIT: estudo de caso, rodovias de acesso ao porto do Arapari, a partir de Abaetetuba-PA(2024-11-29) SARDINHA, Emilly de Melo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As rodovias desempenham um papel crucial no sistema viário brasileiro, sendo diretamente associadas ao crescimento socioeconômico do país. Para garantir conforto e eficiência no transporte, é essencial manter suas condições de serviço adequadas. Nesse contexto, o Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) se destaca como uma ferramenta indispensável, permitindo a tomada de decisões assertivas com base em dados objetivos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar o índice de gravidade global (IGG) das rodovias PA-252 e PA-151, que fazem parte da rota rodoviária Abaetetuba-Belém, via porto do Arapari. A pesquisa incluiu inspeções in loco em três trechos, com aplicação do método IGG/DNIT para determinar a condição do pavimento em cada segmento. Os resultados indicaram que o IGG médio das rodovias comprovado foi de 142,01, classificando o pavimento em condição ruim. O trecho mais crítico apresentou IGG de 210,46 conceituado como péssimo, enquanto o melhor trecho registrado IGG de 94,2 (ruim). Entre os principais defeitos identificados, destacam-se o desgaste (64,67%), remendos (35,33%), trincas transversais curtas (35,33%) e trincas longitudinais curtas (33,33%). Com base nas análises realizadas, foram propostas soluções para manutenção e restauração da superfície asfáltica, desde selagem de trincas até reabilitação completa com fresagem profunda, a fim de melhorar as condições da malha viária. Com isso, o estudo afirma a importância do IGG no planejamento de instruções que ampliem a vida útil das rodovias e impulsionem o desenvolvimento regional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA(2024-11-04) AVELAR, Carlos Henrick dos Reis; FARIAS, Joás Carvalho; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A análise dos defeitos superficiais nos pavimentos do Campus do Guamá da UFPA utilizou o método do Índice de Condição de Pavimento (ICP), baseado no SHRP (Strategic Highway Research Program), para avaliar o estado de conservação das vias e identificar as principais patologias que comprometem a qualidade e segurança. O objetivo foi classificar os trechos entre excelente e péssimo estado, fornecendo uma base quantitativa confiável para guiar ações de manutenção e reabilitação. A justificativa do estudo reside na importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, com intervenções planejadas para prolongar a vida útil dos pavimentos e assegurar a segurança dos usuários. O método incluiu o levantamento em campo dos defeitos visíveis, mapeamento detalhado e cálculo do ICP para cada trecho, conforme os critérios do SHRP, que considera tipos e severidade dos defeitos. A análise mostrou um ICP variando de 68,33 a 90,83 entre os 14 trechos avaliados, com média de 76,13, indicando a necessidade de reparos preventivos e corretivos para manter as condições adequadas. As intervenções recomendadas variam desde selagem de trincas e pequenos reparos nos trechos em bom estado até reabilitações mais amplas nas vias com deterioração acentuada. Conclui-se que a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) é essencial para uma manutenção proativa no campus universitário. Sugestões para futuros estudos incluem a aplicação de tecnologias emergentes para monitoramento contínuo e automatizado das condições viárias, permitindo um planejamento mais preciso e sustentável para a infraestrutura universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A bicicleta como instrumento propulsor de mobilidade urbana. Estudo de caso: bairro da Marambaia, em Belém/PA(2021-06-14) PEREIRA, Elisangela Cristina da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Cicloviário é um modo de transporte ativo, portanto priorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porém, pouco se observa essa realidade na cidade de Belém- PA. Por esse motivo, esse trabalho estuda o bairro da Marambaia para propor o melhor tipo de infraestrutura cicloviária que atenda às demandas locais. Para tanto, foram avaliadas espacialmente as concentrações de população e de polos atrativos de tráfego e realizadas contagens de veículos nas vias consideradas promissoras para receber tal infraestrutura. Observou-se que a região central do bairro, entre os arredores das avenidas Tavares Bastos e Rodolfo Chermont concentra as atividades comerciais, enquanto que vias como a Rua da Mata, Rua da Marinha e Avenida Dalva interligam as zonas de maiores concentrações populacionais à região central do bairro. A Av. Tavares Bastos registrou um fluxo de 1041 ucp/hora pico e 192 bicicletas e a Av. Rodolfo Chermont, 1115 ucp/hora pico e 183 bicicletas. Já a Av. Dalva, comportou tráfego de 549 ucp/hora pico e 127 bicicletas, a Rua da Marinha 858 ucp/hora pico e 94 bicicletas e a Rua da Mata, 813 ucp/hora pico e 89. Com base nessas contagens, e considerando que a velocidade máxima permitida nas vias é de 40 km/h, foram propostas ciclofaixas para a Rua da Mata e para as avenidas Dalva, Rodolfo Chermont e Tavares Bastos, sendo que para essas duas últimas foi prevista sinalização para indicar o compartilhamento com ônibus, nos pontos de parada desses. A ciclofaixa da Rua da Marinha foi inviabilizada em virtude da falta de disponibilidade de espaço na via. Por fim, a implementação dessas ciclofaixas representa um grande ganho de mobilidade e qualidade de tráfego no bairro, além de maior segurança e comodidade àqueles que escolhem a bicicleta como modo de transporte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém(2023-12-19) MATOS, Ana Carolina de Almeida; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Com o passar dos anos, a crescente priorização dos modos de transportes motorizados pela sociedade, como principal meio de deslocamento, acarretou consequências negativas para o meio ambiente e desafios significativos para a locomoção. Esse fenômeno impulsionou a relevância da discussão sobre a sustentabilidade das cidades modernas.. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar as condições de mobilidade urbana sustentável no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário – IMSCamp, desenvolvido por Oliveira (2015), com enfoque no domínio de “infraestrutura”. Para isso, foram analisadas as características do campus relacionadas aos modos de deslocamento motorizados e não motorizados, bem como às questões de acessibilidade, através de questionários aplicados aos usuários do campus e a engenheiros especializados em transportes, além da realização de coleta de dados em campo, adotando-se a metodologia proposta por Oliveira (2015). O resultado do índice foi de 0,462 para o campus, em uma escala de 0, considerado muito ruim, a 1, considerado muito bom. Sendo, então, um resultado considerado insatisfatório. No entanto, em um ranking comparativo entre 04 campi universitários que empregaram o mesmo método, embora o resultado do índice tenha sido baixo, o campus de Belém posicionou-se em 2° lugar, dentre os 04 avaliados. Ressalta-se que o principal desafio identificado para o Campus Belém foi o indicador de “Infraestrutura de acesso ao Campus”, que apresentou o menor desempenho dentre os analisados. Já o indicador “Qualidade das vias no Campus” representou a maior satisfação pelos usuários. Estes resultados indicam a necessidade de ações direcionadas para aprimorar as condições de mobilidade sustentável tanto no âmbito macro, referente à cidade de Belém, como no entorno de grandes Polos Geradores de Viagem, como o Campus Belém da UFPA, podendo-se utilizar dos resultados isolados de cada indicador desse estudo para orientar estratégias de intervenção para melhorias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém(2023-11-17) PENICHE, Kim Farias; PINHEIRO, Rafael augusto de Lima; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A caracterização tecnológica de agregados é fundamental para obras de pavimentação, pois ela mensura as propriedades e ajuda a prever o comportamento dos agregados na mistura asfáltica, quando em serviço. Entretanto, nem sempre é possível fazer essa caracterização em todas as obras, uma vez que as grandes distâncias, ausência de zoneamento ambiental, precárias condições de acesso e infraestrutura indisponível, limitam o processo de extração e direcionamento do agregado para o consumo. Com isso, estudos de caracterização tecnológica devem ser feitos com a finalidade de se utilizar agregados minerais mais próximas dos centros de consumo das obras. Portanto, o objetivo desse trabalho é caracterizar os agregados: brita 0, pó de pedra e areia natural utilizados para compor o concreto asfáltico do pavimento flexível da obra do BRT da Região Metropolitana de Belém na rodovia BR-316, conforme especificações indicadas por normas do DNIT. Para tanto, foram utilizados os ensaios de análise granulométrica, índice de forma, abrasão Los Angeles e massa específica de agregados graúdo e miúdo. Os principais resultados foram: abrasão “Los Angeles” = 34,11 %; índice de forma = 2,165; massa especifica dos agregados: brita 0 = 2,658 g/cm3, areia natural = 2,625 g/ cm3 e pó de pedra = 2,638 g/cm3; análise granulométrica: brita 0 possui graduação aberta com distribuição granulométrica contínua, areia natural tem graduação densa, com distribuição granulométrica contínua e pó de pedra apresenta graduação densa similar a areia natural. A melhor proporção de agregados, segundo o método das tentativas, para atingir a “faixa C” do DNIT foi de 60 % de brita 0, 25 % de pó de pedra e 15 % de areia natural, com massa específica da mistura de agregados = 2,648 g/cm³. Portanto, conclui-se que os agregados atendem às especificações do DNIT para a “faixa C” do concreto asfáltico (CA).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém(2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas(2023-12-18) SARRAF, Carlos Kevin Trindade; MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A qualidade da condição de rolamento dos pavimentos representa um aspecto importante para mobilidade urbana, especialmente nas vias e faixas exclusivas de transporte público. O Sistema de Gerência de Pavimento (SGP) é uma ferramenta importante para manutenção da qualidade da malha viária urbana, promovendo o menor uso de recursos públicos. Contudo, a efetivação desse sistema depende da realização de levantamentos dos defeitos presentes nos pavimentos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da condição superficial do pavimento de três vias com faixa exclusiva da cidade de Belém, bem como comparar os resultados obtidos para cada faixa de tráfego. Para tanto, foi realizado o levantamento dos defeitos dos pavimentos da área de estudo e foram calculados os ICPs (Índice de Condição do Pavimento) de cada faixa de tráfego, baseado no método de Sousa (2021), que adaptou o método SHRP (Strategic Highway Research Program). Dentre os principais resultados, tem-se que as faixas exclusivas apresentaram um ICP médio inferior à faixa central e à faixa da esquerda, sendo eles, respectivamente, 78,94, 87,21 e 89,19. O trecho mais crítico apresentou ICP de 46,05 e os melhores trechos apresentaram ICP de 91,67. Os defeitos mais frequentes na área de estudo analisada foram o desgaste (39,78%), deformação permanente (18,23%) e trincas por fadigar (17,13%). Nas faixas exclusivas os defeitos que mais ocorreram foram desgaste (24,24%), trincas por fadiga (22,22%) e as deformações permanentes (17,17%). Não se detectou correlação linear significativa entre o ICP e a cota das vias, nem entre ICP e o número de linhas de ônibus que trafegam pela faixa. Por fim, concluiu-se que as faixas exclusivas de ônibus apresentam maior grau de deterioração em relação às demais, por isso, devem ser priorizadas nas atividades de manutenção e reabilitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Determinação de equações de chuvas intensas para o estado do Pará com foco nas obras de drenagem rodoviária(2021-10-06) MENDES, Izabela Mendonça da Silva; RÊGO, Paulinne Maysi Mastop do; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os projetos e obras de drenagem de rodovias, assim como diversas outras atividades econômicas, precisam de dados sobre o histórico de chuvas tais como duração, intensidade e frequência para que funcionem de maneira adequada. No entanto, para o Estado do Pará, há carência de estudos recentes que visem determinar equações de chuvas intensas, visto que essas equações são modificadas à medida que novos dados são coletados. Por isso, o objetivo do presente trabalho é gerar curvas intensidade-duração-frequência (IDF) e equações de chuvas intensas para 12 municípios paraenses, sendo um município por região de integração, a fim de abranger todo o território do estado. Para isto, foram analisadas as séries históricas de precipitação, disponíveis no Portal HIDROWEB e, a partir delas, foram obtidas as precipitações máximas anuais, médias e desvios-padrão. As curvas IDF foram obtidas a partir da distribuição de probabilidades de Gumbel e da desagregação de chuvas (Método das Isozonas). As equações de chuva foram obtidas por linearização e validadas pelo Coeficiente de Eficiência (COE). Os principais resultados foram: 12 equações de chuva intensas com boa confiabilidade, visto que os valores de COE foram superiores a 90%, sendo que a cidade de Marabá obteve o maior Coeficiente Médio (99,08%) e a cidade de Bragança resultou no menor COE Médio (94,60%). Assim, as maiores precipitações, para os dispositivos de drenagem, foram obtidas nas cidades de Cametá, registrando 54,01 mm/h, para um Tempo de Retorno (TR) igual a 1 ano e um Tempo de Concentração (tc) de 60 minutos, e em Paragominas, obtendo 228,37 mm/h para TR= 10 anos e tc= 5 minutos, e 192,80 mm/h, para TR= 25 anos e tc= 10 minutos. E as menores intensidades foram obtidas, majoritariamente, para a cidade de Breves, registrando 150,96 mm/h e 128,37 mm/h, para os pares de TR= 1 ano e tc= 60 minutos, TR= 25 anos e tc= 10 minutos, respectivamente, mas, também, para a cidade de Belém, com o registro de 150,96 mm/h para TR= 10 anos e tc= 5 minutos. Conclui-se que, as equações geradas são válidas para auxílio de projetos de sistemas de drenagem, atualizando as equações de chuvas existentes, para cada região de integração.