Graduação - ILC
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - ILC por Orientador "ROHR, Cilene Trindade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Particularidades do processo de evasão: uma amostragem da turma de Letras Alemão de 2017 da UFPA(2023-07-03) FERREIRA, Glória Jéssica Carvalho; ROHR, Cilene Trindade; http://lattes.cnpq.br/1226184560409350Este projeto foi elaborado como meio de identificação de fatores contribuintes à evasão com a finalidade de analisar a realidade dos discentes, suas percepções e experiências enquanto discentes do Curso de Letras Alemão da UFPA, e propor contornos viáveis a problemática considerando não somente as limitações existentes mas também os princípios e missão da UFPA, pensando na diminuição do quadro de evasões no Curso e também nas transformações e exigências perante a globalização e inovações do mundo atual. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado com perguntas abertas à uma turma pré-definida mediante compatibilidade aos padrões previamente estabelecidos. Suas temáticas giraram em torno de alguns dados pessoais, suas experiências vividas, suas percepções sobre evasão e motivações, e por fim suas sugestões pessoais quanto ao aprimoramento do nosso Curso. O resultado desta análise de campo foi utilizado de maneira teórica para compreensão dos motivos mais comuns que condicionam os discentes a optarem pela evasão; avaliação do feedback recebido sobre os esforços direcionados a capacitação dos futuros profissionais crítico-reflexivos da área, mediante as transformações e inovações científicas e tecnológicas em que os discentes estão inseridos; identificar alternativas que contornem e proporcionem o aperfeiçoamento do Curso visando a prevenção, correção e, por consequência, redução dos índices de abandono. Embora esta problemática da evasão universitária esteja longe de ser solucionada, buscar atualizações e modernizar o sistema para acompanhar as exigências e inovações do mundo atual – e futuro – não só garante uma maior permanência dos futuros discentes, como também traz maior visibilidade ao Curso; proporciona motivação tanto à formação continuada quanto a atuação na área; evidencia o valor do domínio de uma Língua Estrangeira (LE) no meio acadêmico, assim como sua relevância como ferramenta essencial para a atualidade; entre outros benefícios. Por fim, como considerações finais, compreendemos que a atuação do profissional de LE depende significativamente de sua formação sem deixar de ser um processo contínuo e autônomo.