Graduação - ILC
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Navegando Graduação - ILC por Orientador "CRUZ, Eder Barbosa"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coesão e coerência: uma análise da produção escrita de alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio regular da Escola Luiz Nunes Direito(2015-06-30) PEREIRA, Márcia Fernanda Falcão; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo três alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio, da escola “Luiz Nunes Direito”, localizada no Conjunto Cidade Nova VI, no município de Ananindeua, no estado do Pará, no qual tivemos o objetivo de analisar o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, através da observação de dois aspectos principais: (1) Coesão; e (2) Coerência. O processo de organização textual do surdo foi investigado dentro de autores como BENTES (2003); BROCHADO (2003); KOCH (1997); e SALLES et. al. (2004), os quais fornecerão a fundamentação teórica necessária para entendermos o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, mais especificamente, no que diz respeito à coesão e à coerência. A partir da análise dos textos dos alunos surdos envolvidos nesta pesquisa, percebemos que apesar de a coesão estar afetada, a coerência permanece inalterada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contexto socioeducacional dos surdos de Soure(2015-06-30) NEVES, Elis Regina da Silva; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145o presente artigo apresenta o contexto socioeducacional dos surdos no município de Soure. O objetivo principal deste trabalho foi relatar informações sobre o contexto socioeducacional dos surdos residentes neste município. Este estudo aborda também a necessidade do surdo adquirir e entrar em contato com sua língua para se comunicar com eficiência, mostrando assim a importância da linguagem. Os resultados mostraram a verdadeira realidade que o surdo está inserido, perceber assim as desigualdades sociais e educacionais. Esperamos com esta pesquisa, contribuir com pesquisas acadêmicas futuras sobre os surdos que vivem em Soure.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de leitura e escrita de Português para surdos: abordagem comunicativa(2020-03-21) PINHO, Maria do Socorro Sousa de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145Os entraves para o ensino de português para alunos surdos ainda persistem, visto que as práticas pedagógicas são ineficientes, pois ainda se utiliza o uso de vocábulos, frases soltas e descontextualizadas e unido disso o uso da língua portuguesa como se fosse a sua a primeira língua. Dessa forma, os alunos surdos continuam encontrando dificuldades em aprender a leitura e a escrita. A partir disso, o principal objetivo dessa pesquisa é analisar o ensino de leitura para surdos por meio de uma abordagem comunicativa. Pois a referida pesquisa se justifica ao constatar o aprendizado da língua a partir da abordagem comunicativa. Desse modo, se faz necessário observar o processo didático-metodológico da abordagem comunicativa do ensino de português para surdos e identificar as estratégias utilizadas no desenvolvimento da compreensão escrita para surdos a partir da abordagem comunicativa. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Soares (1998), Solé (1998), Hyme (1998), Almeida Filho (2011), Karnopp (2015), Deltta (2016), entre outros autores. Essa pesquisa se caracteriza como estudo de caso e foi realizada em uma escola especializada em Belém- PA. Os resultados foram alcançados, pois o uso do método comunicativo junto do projeto pedagógico foi fundamental para o aprendizado dos alunos surdos, tanto na leitura quanto na escrita, pois conseguiram obter a competência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos(2018-03-22) MORAES, Soraya Cristina; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estados atratores na trajetória de aprendentes de Libras de um Curso livre no Município de Belém-PA(2016-11-21) ABREU, Walber Gonçalves de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) tem sido baseado em uma abordagem que privilegia o ensino de sinais descontextualizados, não considera nem o status da língua, nem o nível de aprendizagem dos alunos e lança mão de metodologias que favorecem apenas uma pequena parcela dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino-aprendizagem da Libras em cursos livres de nível básico sob a luz da Teoria da Complexidade (TC), analisando os estados atratores na trajetória de um participante surdo e outro ouvinte. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes, a partir daí, se estabeleceu a trajetória dos mesmos. Os resultados demonstraram que os dois participantes, em sua trajetória, passaram por estados atratores, que foram influenciados por uma série de fatores. Com isso, podemos refletir e repensar comportamentos de questões gerais relacionadas ao ensino-aprendizagem, com um ensino pautado em ações metodológicas que vislumbrem a complexidade da sala de aula e os sistemas complexos dos alunos que se adaptam a todo o momento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A língua de Sinais emergente como mediadora no processo socioeducacional de uma pessoa surda(2017-03-28) PAIXÃO, José Aldeny Costa da; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145As discussão sobre a educação bilíngue para surdos avançou muito nas últimas décadas. No entanto, as escolas ainda não conseguem oferecer um ambiente bilíngue onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como segunda língua (l2) possam ser as línguas de instrução desde as séries iniciais. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como se deu o processo educacional de uma pessoa surda que não teve a Libras como primeira língua, baseado nas perspectivas da educação bilíngue e do direito da inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes. Os resultados demonstraram que a participante surda deste estudo teve acesso a um ambiente bilíngue, onde a língua mediadora foi uma língua de sinais emergente criada por ela, e que serviu de base para a aquisição da Libras e do Português l2 de forma mais eficaz. Com isso, pudemos concluir que as propostas de inclusão e de educação bilíngue para surdos, ainda necessitam de muita reflexão para, de fato, conseguirem atender as reais necessidades desses alunos.