Graduação - ILC
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Navegando Graduação - ILC por Orientador "AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cultura, identidade e surdez: contribuições teóricas a partir de uma abordagem interdisciplinar(2015-06-30) SILVA, Maria Benedita Gomes da; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/2515650351748253Este artigo apresenta uma discussão acerca dos processos de identificação de pessoas surdas em sua interface com a cultura. Para refletir sobre os fatores que, possivelmente, interferem na identidade surda, optou-se em desenvolver uma abordagem interdisciplinar, com ênfase nas áreas de Psicanálise e Antropologia. Na vertente teórica psicanalítica, especificamente sobre a compreensão ampliada de cultura, utilizou-se o texto Mal Estar na Civilização de Sigmund Freud; e para problematização dos aspectos gerais que interferem na identidade surda (na perspectiva de um sofrimento psíquico), tomamos como referência o conceito “sofrimento identitário”, debatido por Jaime Betts. Na vertente Antropológica, apresentamos, igualmente, considerações fundamentais sobre a cultura destacando então, sua perspectiva dinâmica. Como pressuposto de nossas reflexões sobre aquilo que se inscreve como suposto “sofrimento identitário” para os sujeitos surdos (uma vez que os surdos constituem minorias linguísticas, imersas em contextos sociais, cuja maioria é constituída de ouvintes), optou-se pelo trabalho de Pierre Bourdieu, qual seja, seu ensaio sobre a economia das trocas linguísticas, em que situa a língua, também, como fator essencial a sua interpretação sobre possíveis relações de dominação linguística. Por fim, apresentamos uma breve análise sobre as políticas públicas voltadas para a educação de surdos, cuja função que se pretende realçar, pode favorecer a integração social dos surdos à cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes(2022-03-21) CRUZ, Juacély Raquel da Conceição; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca deO presente trabalho tem por objetivo analisar as particularidades do processo de apropriação da linguagem na subjetivação de crianças surdas, filhos (as) de pais ouvintes. Destacamos neste artigo a importância dos laços parentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que circulam de forma espontânea no ambiente familiar. Como suporte teórico optou-se por abrir diálogo com um conjunto de autores que desenvolvem estudos na interface com a psicolinguística, dentre os quais destacamos as considerações de Solé (2005) que nos alerta sobre a possibilidade de certa negligência e desconhecimento dos pais ouvintes de filhos surdos que acabam por tomar decisões precipitadas em relação ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Outro autor em destaque é Spitz (1998) que reforça a ideia de uma estimulação precoce que se vale de uma maior plasticidade cerebral que entendemos como favorável ao desenvolvimento global da criança. Consideramos que, as decisões tomadas pelo pais frente ao diagnóstico de surdez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento da subjetivação e linguagem e na sua inserção no âmbito escolar.