Graduação - CAMTUC
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CAMTUC por Orientador "AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao transporte público. Estudo de caso: Tucuruí-PA(2016-12-21) BARROSO, Gabriela Machado; MARQUES, Lorrany Pereira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os meios de transporte coletivo são componentes importantes para o desenvolvimento das sociedades. A falta de planejamento urbano das cidades brasileiras gera inúmeros problemas no que tange a qualidade do serviço de transporte. Diante dessa problemática, apresenta-se nessa pesquisa um método para avaliar a acessibilidade do sistema de Transporte Público Urbano (TPU), com estudo de caso em Tucuruí-PA, de modo à auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento urbano e, subsidiar posteriores melhorias no serviço ofertado. Para a realização desse método foi necessário utilizar a base de dados dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (densidade demográfica), o aplicativo para celular OruxMaps que permitiu o registro do itinerário das linhas de ônibus, além do mapa da cidade. A partir destes dados foram geradas as áreas de abrangências das linhas de ônibus correspondentes a 300 e 500 metros (boa e regular acessibilidade, respectivamente). Posteriormente, foram sobrepostos os mapas de área de abrangência das linhas com o mapa de densidade populacional da cidade no software Autodesk® AutoCAD® 2016. Os principais resultados foram: (i) na análise da acessibilidade espacial, verificou-se que a linha Alojamento/Conquista é a que cobre mais áreas, e a linha Rapidinho a que cobre menos; (ii) na análise de acessibilidade em relação à densidade populacional, as zonas mais densamente povoadas apresentam boa acessibilidade ao TPU, sendo que as zonas de densidade muito elevada e elevada apresentaram 92 e 94% de suas áreas com boa acessibilidade, respectivamente. Para melhorar a acessibilidade das zonas mal atendidas por TPU propõe-se a extensão das linhas Breu Branco, Alojamento/Km4 e Alojamento/Conquista para atendimento às áreas onde hoje não há acessibilidade, além da criação de uma nova linha interbairros a fim de atender os novos bairros do município. Por fim, conclui-se que o método é efetivo para a avaliação de acessibilidade ao TPU de áreas urbanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aquisição de imóvel em planta: um estudo de caso para auxílio na tomada de decisões econômicas e viabilidade de investimento financeiro(2011-12-17) BORGES JÚNIOR, William Machado; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Brasil tem vivido momentos de prosperidade econômica e especulações imobiliárias. Conseqüência disto é a grande procura por imóveis na planta para habitação ou mesmo para investimento financeiro. Por isso o trabalho tem por objetivo, simular a compra de um apartamento novo na planta localizado em Imperatriz – MA, a fim de auxiliar a tomada de decisões, para as várias alternativas econômicas que acometem quem adquire ou pretende adquirir um imóvel na planta através de uma análise de sensibilidade dos fatores envolvidos no fluxo de caixa tais como Índice Nacional da Construção Civil, Prazo de Financiamento, taxa de juros de financiamento e taxa de atratividade. Além de desvendar a viabilidade da aquisição do imóvel parcelado ou à vista com desconto mínimo necessário para a compra à vista valer à pena. Também analisará a viabilidade financeira da venda do imóvel no momento da entrega das chaves pela construtora, explanando os benefícios financeiros do investimento. Para tanto, foram simulados fluxos de caixa de pagamentos do apartamento para a construtora ao longo da obra, e posteriormente à Caixa Econômica Federal. As principais conclusões deste trabalho foram: a análise de sensibilidade apontou que os fatores mais impactantes do projeto são a Taxa de atratividade mínima e a Taxa de juros do financiamento. Para a aquisição do imóvel parcelado ou à vista, em catorze cenários, a compra a prazo foi mais interessante, enquanto que em um único cenário foi mais vantajoso adquirir o imóvel à vista. Quanto menor o valor atual, maior deve ser o desconto à vista para que a opção “à vista” valha à pena. A análise da viabilidade e benefícios financeiros do investimento apontou que para as simulações realizadas, é, sim, viável a venda do imóvel após a entrega do apartamento pela construtora com valorização de 40%. Através do diagnóstico das taxas de retorno que o investimento proporcionará, foi possível constatar que todos os cenários envolvidos proporcionam uma rentabilidade expressiva. Comprovamos que a taxa mínima de valorização necessária para viabilizar o projeto é a partir de 20,2%. Sendo assim, foi constatado financeiramente que de fato, para este estudo de caso, o investimento no imóvel na planta vale à pena. Portanto, tudo indica que há viabilidade de se comprar e vender apartamentos em planta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação preliminar para implantação de um sistema de gerência de pavimentos em Tucuruí-PA – estudo de caso: bairro da Cohab(2013-05-07) MIRANDA, Marcelo Chaves de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As prefeituras de forma geral, inclusive em Tucuruí-PA, têm enfrentado desafios cada vez maiores em relação à conservação das vias urbanas, exigindo o desenvolvimento e aplicação de modernos sistemas de gerenciamento e manutenção de pavimentos. Um sistema de gerência de pavimentos (SGP) é capaz de coordenar um conjunto de atividades objetivando manter pavimentos em condições funcionais e estruturais adequadas às necessidades de seus usuários, proporcionando uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social. Este trabalho visa mostrar, através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, uma experiência preliminar de coleta de dados sobre defeitos nos pavimentos com o intuito de subsidiar a implantação de um SGP, através de análise subjetiva, afim de analisar e detectar os defeitos nos revestimentos asfálticos existentes nos pavimentos destas vias, para então propor medidas de manutenção e reabilitação dos pavimentos das ruas e avenidas do bairro, sendo esse presente trabalho pioneiro no que se refere à avaliação da condição dos pavimentos em Tucuruí. A observação da necessidade de implementação de um novo sistema de gerenciamento na manutenção, ocorreu em função da evolução das cidades quanto aos aspectos populacionais e da quantidade de veículos que trafegam diariamente pelas suas vias, bem como a necessidade de segurança, qualidade e baixos custos. Foram 33 vias avaliadas na pesquisa de campo, sendo que em todas as vias do bairro foram constatados defeitos nos pavimentos, e em todas as ruas, exceto a rua dos Lírios, serão necessárias atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos. O defeito mais frequente foi derrame de material presente em 29 vias, o que corresponde a 87,8% do total; o segundo defeito mais frequente foi panela ou buraco em 27 vias, o que corresponde a 81,8% do total e o terceiro defeito mais frequente foi trinca interligada de retração ou reflexão em 21 vias, o que corresponde a 63,6% do total. Com base nos dados acerca de defeitos nos pavimentos oriundos da pesquisa de campo e considerando as árvores de decisão propostas por Fernandes Jr. e Pantigoso (1998), o tipo de atividade de manutenção e reabilitação mais frequente será remendo o qual será aplicada em 29 vias, o que corresponde a 87,9 % do total; a segunda atividade mais frequente será drenagem, a qual será aplicada em 24 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 72,7 % do total e a terceira atividade mais frequente será selante, a qual será aplicada em 22 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 66,7 % do total. De modo geral as vias do bairro da Cohab apresentam grande número de defeitos, refletindo um mau estado de conservação de pavimentos flexíveis, o que gerou uma elevada quantidade de propostas de atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos o que justifica a adoção de um SGP mais preciso em Tucuruí.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento do semáforo do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos em Tucuruí-PA à luz do novo manual de sinalização semafórica do Denatran(2017-01-11) COSTA, Glenda da Silva; SILVA, Jéssica Maysa Santos da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A cada ano, a frota de veículos vem aumentando nas cidades, causando impactos no trânsito e na qualidade de vida das pessoas. A função da Engenharia de Tráfego é minimizar esses impactos, promovendo o movimento cômodo, eficiente e seguro de pessoas e veículos na rede viária. É necessário, no entanto, que este aumento da frota seja acompanhado de estudos de tráfego e de investimentos na infraestrutura das vias. A Engenharia de Tráfego tem sua importância destacada no município de Tucuruí-PA, pois apesar de, num período de dez anos, a frota ter aumentado oito vezes mais que a população, todos os semáforos do município foram programados sem seguir quaisquer recomendações técnicas. Sabe-se que instalações indevidas ou dimensionamentos inadequados de semáforos prejudicam a fluidez do tráfego, promovem o descrédito à sinalização e, por consequência, tornam o trânsito inseguro. Por isso, buscou-se analisar a sinalização semafórica do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos, pois neste local se observa um elevado desrespeito aos semáforos. Esta análise foi feita comparando-se o dimensionamento atual com o dimensionamento realizado seguindo as recomendações do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume V – Sinalização Semafórica. Para a realização deste último foi necessária a determinação do fluxo de saturação, um dos principais parâmetros no dimensionamento de sinalizações luminosas. Tal determinação foi feita de duas formas: por meio do método de estimativa e por meio do método de medição in loco. O segundo método, especialmente devido à consideração das motocicletas durante a coleta de dados, não dispunha de dados suficientes para o alcance de resultados consistentes e satisfatórios. Foi, portanto, utilizado o dimensionamento realizado com o primeiro método na comparação com o dimensionamento atual. Constatou-se que a programação semafórica existente não está adequada às condições de tráfego do cruzamento: todas as aproximações dispõem do mesmo tempo de luz verde e do mesmo tempo de luz vermelha, apesar de apresentarem fluxos de tráfego diferentes. O novo dimensionamento apresentou resultados que se mostram de acordo com as condições de tráfego do cruzamento: diminui-se o tempo de ciclo, o tempo de luz verde das aproximações de menor fluxo, nas quais se observa grande ocorrência de verde ocioso, e o tempo de luz vermelha das três aproximações, o que poderá evitar esperas excessivas.