Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica - FEEB/ITEC
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Navegando Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica - FEEB/ITEC por Orientador "PEREIRA JUNIOR, Antonio"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva(2024-11-29) RODRIGUES, Matheus Torres; PEREIRA JUNIOR, Antonio; http://lattes.cnpq.br/1402289786010170; https://orcid.org/0000-0002-0808-1058Este estudo objetivou o desenvolvimento e teste de um software simulador de perda auditiva para a avaliação da condição auditiva dos motoristas de ônibus da Região Metropolitana de Belém. Diante do impacto da exposição prolongada ao ruído por que esses profissionais passam, a aplicação desses softwares de teste com um ruído simulado pode apresentar uma alternativa para avaliar o nível de perda auditiva dos motoristas. De antemão, foi traçado um plano para definir a arquitetura do software e sua interface, utilizando a linguagem de programação Python. Em seguida, foram realizados o teste de percepção auditiva nos usuários e, inclusive, um levantamento acerca da satisfação dos mesmos em relação à interface do teste. Para a coleta de dados, o usuário no momento do teste devia digitar uma sequência de três números que ouviu somados a um ruído semelhante ao gerado pelo motor de ônibus, que aumentava sistematicamente a cada uma das 23 rodadas da operação. Ao final da prática, foi apresentada na tela uma pontuação ou score obtida pelo usuário, que serviu como dado para elaboração do levantamento estatístico. Vale frisar que foi utilizado um fone de ouvido em todas as práticas. Os resultados da pesquisa revelaram que, por meio da aplicação dos testes, a capacidade de percepção auditiva entre os membros do grupo controle foi maior que o grupo experimental (motoristas de ônibus). Isso sugere que a exposição prolongada ao ruído pode impactar negativamente na saúde auditiva dos motoristas de ônibus. Em suma, arquitetura e a dinâmica do software pôde simular uma condição de ruído de motor convincente, dando crédito à sua eficácia. Além disso, o nível de satisfação dos usuários com a interface do teste foi satisfatório. Ao considerar os resultados dos testes, fica evidente que o software obteve um bom desempenho em simular uma condição de ruído de motor. Em resumo, os resultados dos testes sugerem que a perda induzida por ruído (PAIR) pode acometer significativamente a saúde auditiva e outros aspectos da saúde dos motoristas de ônibus, reforçando a importância do tema discutido. Além disso, deve-se enfatizar que o software serve como tratamento suplementar do sistema auditivo dos pacientes não como forma de fornecer um diagnóstico definitivo sobre esse problema de saúde.