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Navegando Graduação - ICSA por Orientador "CONDURÚ, Marise Teles"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão: contribuições para o fazer interdisciplinar do bibliotecário(2019-07-04) SOUSA, Luana de Carvalho; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Explora os traços interdisciplinares do bibliotecário na biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, com o objetivo geral de contribuir para a reflexão sobre a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas. Como objetivos específicos tem-se: a) refletir sobre a divulgação científica no contexto das bibliotecas especializadas; b) identificar a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas; c) analisar a atuação interdisciplinar do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão. A pesquisa é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, realizada por meio de consulta ao referencial teórico e descrição das ações desenvolvidas pelo bibliotecário. Como resultado, evidenciou-se o importante fazer deste profissional para a valorização/divulgação dos saberes e notória (re) construção da histórica biblioteca estudada, em que, os personagens principais escutam atentos a ”hora do conto”. Por fim, conclui-se que as vivências e constatações abordadas neste trabalho continuam servindo como propulsores da ciência, da Amazônia e do olhar para o público infanto-juvenil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade(2019-07-03) FERNANDES, Dayane Joyce; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Apresenta critérios para avaliação de fontes de informação, com o objetivo geral de contribuir com a reflexão sobre a qualidade de fontes de informação na internet e com objetivos específicos de conceituar fontes de informação, considerando sua classificação; compreender a internet como meio de acesso às fontes de informação; e selecionar critérios de avaliação da qualidade de fontes de informação na Internet. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de métodos de avaliação com base nas literaturas existente voltado para as temáticas de fontes de informação e critérios para avaliação de fontes de informação na internet, com o propósito de construir o referencial teórico e identificar publicações que apresentassem critérios avaliativos. Como resultado, foram selecionados quatro critérios para avaliação de fontes informação na internet, disponibilizadas e elaborados por American Libray Association, Alexander e Tate, Smith e Tomaél et al. Critérios que facilitaram na seleção de fontes de informação adequadas para uso do usuário. Concluiu-se que estes critérios permitem avaliar de forma eficiente as fontes de informação disponíveis na Internet, propiciando as adequações necessárias após a identificação de fragilidades nos sites após o uso dos critérios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banco de imagens fotográficas: fonte de informação em saneamento básico(2017-04-06) CRUZ, Dionatan Sarges; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a criação de banco de imagens fotográficas, com o objetivo de analisar a organização de imagens fotográficas na área do saneamento básico para o uso como fonte de informação no desenvolvimento de atividades técnico-científico do Grupo de Pesquisa e Saneamento Básico (GPHS), da Universidade Federal do Pará. Como procedimento metodológico, a pesquisa se reflete como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. Para a obtenção dos dados e coleta de informações sobre o tema adotou-se a pesquisa bibliográfica sobre banco de imagens fotográficas, assim como foram realizadas reuniões com pesquisadores do GPHS, em que foram definidos os elementos necessários ao banco de dados e a identificação do material disponível para incorporação nesse banco. Como resultados, observou-se que o banco de imagens é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento de imagens fotográficas que são fontes de informação importantes para serem usadas em trabalhos diversos. Além disso, foi definido o software não proprietário BIBLIVRE para a gestão da informação fotográfica, sendo traçadas diretrizes para criação de um banco de imagens fotográficas em saneamento básico para o GPHS. Por fim, conclui-se que o uso apropriado de um banco de imagens para organização, armazenamento e gestão da informação é de fundamental relevância para a busca e recuperação da informação seja ele proprietário ou não proprietário, pois as instituições precisam de fontes seguras para suas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade(2018) SOUSA, Juliana Andreza de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Mostra a contribuição do bibliotecário ao incentivo à leitura na terceira idade. Discute a importância da leitura na terceira idade para o desenvolvimento da autoestima e da integração social. Destaca-se a Biblioterapia como processo terapêutico elaborado a partir de um programa de atividades selecionadas, envolvendo os materiais de leitura desenvolvidos especificamente para problemas emocionais, entre outros. O caminho metodológico dá-se a partir de uma investigação exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados expostos, implicam, o mundo da leitura presente no cotidiano dos idosos, ações que podem ser desenvolvidas a partir os argumentos de autores e suas conexões sobre o mundo da prática da leitura na melhor idade, isto é, no ciclo dos idosos. Ao final, à guisa considerativa revela-nos que como profissionais da informação, bibliotecários, fundamentados no juramento de cunho humanístico e na dignidade da pessoa humana, temos como contribuição social, atentarmos para os grupos sociais que necessitem da leitura em seus cotidianos, uma vez que na leitura compreende-se formas de legitimidade para dignidade humana, mas que no entanto falta ações e políticas desenvolvimentistas que contribuam para o fortalecimento da leitura na terceira idade. Desta forma, fica a reflexão da nossa contribuição profissional em sociedade em mediar onde existam leitores necessitado de informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário como educador no contexto da biblioteca escolar(2018-01-30) CASTRO, Kleiciane Silva de Souza Nogueira de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a importância do reconhecimento do bibliotecário enquanto profissional que atua como educador no ambiente da biblioteca escolar suscita novos campos de embate e debate quanto à sua competência informacional e o seu papel de incentivador e facilitador à leitura. A partir disso, admite-se pensar na importância deste profissional da Biblioteconomia atuando em ambiente escolar, pois este é considerado um dos maiores incentivadores da promoção da leitura. Faz-se importante conhecer diferentes definições acerca da biblioteca escolar, seu papel na integração do sistema educacional da escola. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é analisar e compreender como o profissional da informação está inserido na educação escolar, sua competência e letramento informacional, seu papel educacional exercido através de práticas de leitura realizadas em ambiente escolar. Desta forma, a pesquisa sobre a importância do bibliotecário no ambiente escolar é de carater qualitativa, exploratória e qualitativa, com forte auxílio da bibliografia disponivel sobre o tema no Brasil. Consideramos assim que a presença do biliotecário escolar é de suma importância para se alcançar um desenvolvimento do hábito da leitura, melhorando o aprendizado dos alunos, dentro e fora do ambiente, práticas que só dão resultados satisfatórios com a realização da parceria entre o professor e o disseminador da informação. Compreendemos, ao fim desta discusão, a respeito da função educadora do bibliotecário escolar, que o mesmo pode ser considerado um educador a partir do momento que em parceria com o corpo docente da escola, realize práticas de letramento, ajudando a melhorar o aprendizado dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário: formação, perfil e atuação profissional(2017-04-03) PASSINHO, Liniker Feio; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Análise da formação, perfil e atuação do bibliotecário, com o objetivo geral de analisar a atividade do bibliotecário em unidades de informação jurídica. A pesquisa realizada tem natureza básica, com abordagem qualitativa da problematização. Do ponto de vista de seus objetivos, apresenta-se uma pesquisa explicativa, tendo a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Realizada em três etapas: a pesquisa aborda o conceito e os vários aspectos que constituem os profissionais da informação; busca in loco deste profissional a fim de definir se o currículo profissional pedido pelos empregadores e a atividade desenvolvida pelo bibliotecário está de acordo com as atribuições a eles ministradas; e investigação empírica realizada por meio de observação tendo a área de estudo a Biblioteca Desembargador Antônio Koury do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Os resultados obtidos permitem constatar como competências e habilidades necessárias ao bibliotecário diante do panorama dinâmico das tecnologias da informação e comunicação: Estar atentos às fontes de informação independente de seu suporte e ter proficiência no uso de fontes de informação sejam jurídicas ou não. Concluindo, percebe-se a importância da informação continuada para o profissional, pois os modelos de formação e as ementas dos cursos de graduação dificilmente conseguirão acompanhar a velocidade dos acontecimentos e dos avanços tecnológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de pais de crianças com Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC)(2017-04-03) MAUÉS, Lisandra Borges; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre o comportamento informacional de pais de crianças com Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC), com o objetivo de analisar suas necessidades e busca de informação sobre DPAC, antes do diagnóstico e o que sabem hoje, quais suas necessidades informacionais e como buscam se informar. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, acerca do comportamento informacional mediante os modelos comportamentais propostos por estudiosos como Wilson (2000) e Choo (2006), bem como sobre o processamento auditivo e o distúrbio que ocorre e que compromete o aprendizado e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. Os dados da pesquisa foram coletados na Associação Beneficente Milton Pereira de Melo, por meio de aplicação de questionário aos participantes e foram avaliados a partir de uma abordagem qualitativa, buscando entender o comportamento dos pais sobre as necessidades e o uso de informação. Os resultados indicam que as necessidades informacionais evidenciadas ainda são bastante vigentes e longe de serem totalmente sanadas, mesmo os pais tendo adquirido conhecimento a respeito do DPAC, ainda persistem muitas dúvidas que necessitam ser esclarecidas para que possam garantir melhor qualidade de vida ao filhos. Suas buscas por informações são influenciadas por fatores que estão ao seu alcance, como o uso da internet e consulta a profissionais que atendem seus filhos. Conclui-se que os resultados obtidos pela pesquisa foram positivos, uma vez que o tema DPAC ainda é pouco divulgado na sociedade em geral, colaborando para que os pais tenham menos preocupação com o futuro de seus filhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos tradicionais e transferência da informação em São João da Ponta, Pará(2017-04-04) MONTEIRO, Alessandra Palheta; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a transferência do saber tradicional entre pescadores artesanais de São João da Ponta, estado do Pará, com o objetivo geral de compreender como os pescadores artesanais adquirem e transmitem o tipo de saber tradicional que possuem domínio. Assim, procurou-se discernir como se dá a transferência informacional de gerações e os modos de preservação, as dificuldades, processo e resultados gerados desse modo de vida em São João da Ponta. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e etnográfica a fim de melhor compreender os processos de transferência, preservação e memória cultural sobre a pesca artesanal. Através disso, apurou-se que o transcender desse saber se realiza por observação e oralidade através do contato do dia a dia, preservando a memória e conhecimento dos seus antepassados. Os resultados sugerem a real necessidade de proteção de tais memórias das ameaças que as cercam. Por fim, conclui-se que mostram-se as possibilidades que o tema destina a biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca(2016-09-30) SANTOS, Ana Cristina da Silva; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curadoria de acervos raros e especiais: Bibliotecária Berenice Bacelar(2017-04-04) SILVA, Pâmela Whellen Jerônimo da; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Aborda o bibliotecário diante da preservação dos livros como verdadeiros tesouros, com seu prestígio que percorre décadas, agregando a cultura de diversos povos. Assim, como objetivo geral buscou-se mostrar a atuação do bibliotecário na atividade de curadoria de acervos raros, em especial a trajetória e contribuição da Bibliotecária Berenice Bacelar como curadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A pesquisa se caracteriza pelo cunho qualitativo, sendo desenvolvida pesquisa bibliográfica para embasamento teórico sobre o tema de curadoria. Como resultados observou-se que o bibliotecário desenvolve importante papel no processo de salva guarda de tal patrimônio cultural, no papel de curadores. Ressalta-se a curadoria como uma atividade que discorre no tempo, mas que não recebe a visibilidade que merece. Na pesquisa também foi destacado o acervo belíssimo e de grande valor da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, do MPEG, bem como as atividades desenvolvidas pela bibliotecária Berenice Bacelar, responsável por manter a organização das obras do MPEG, realizando cursos e oficinas, para os estagiários e estudantes da Instituição. Por fim, conclui-se que a carreira e compartilhamento de conhecimento de Berenice Bacelar com a sociedade, corrobora a importância da atividade de curadoria dentro de bibliotecas com esses tipos específicos de acervo e, portanto, desenvolvida por bibliotecários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Design de biblioteca: uma abordagem para além dos aspectos estéticos(2017-04-04) ALMEIDA, Antonio Júnior Estumano de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Analisa as ações do Design no contexto da biblioteca, bem como as influências que esse espaço causa no usuário. Neste sentido, o objetivo geral é analisar a importância e a influência dos aspectos estéticos da biblioteca nos usuários, seja em relação ao visual ou aos aspectos psicológicos causados, tendo como referência o estudo do design, a fim de encontrar as interferências que esse meio causa no seu público. O percurso metodológico adotado se concentrou na análise qualitativa reflexiva sobre o tema fundamentada em uma revisão de literatura, com autores que se dedicam a estudar o assunto, e contextualizando com a Biblioteconomia. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica sistemática na área do design, onde se pretendeu mostrar os pontos de interseção entre o design e a biblioteca, fazendo a ligação entre uma abordagem e outra. Como resultados, longe de tentar esgotar a abordagem dessas questões, chama-se atenção para que essas questões não sejam vistas com triviais no contexto da biblioteca e que, portanto, possam ser mais bem tratados para o estabelecimento efetivo do vínculo entre usuário e a unidade de informação, fazendo com que ele, o usuário, tenha o sentimento de estar vinculado à biblioteca. Por último, conclui-se que o ambiente nos afeta, causando experiências e sensações prazerosas, despertando emoções que nos tornam mais apto ao aprendizado, e que os fatores estéticos têm papel importante para que o usuário consiga, em conjunto com outros elementos, alcançar a excelência de suas pretensões no espaço da biblioteca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A disseminação da informação por meio dos museus: o caso do Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará(2017) ASSIZ, Janette Jean Corrêa de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da disseminação da informação por meio dos museus, diante da experiência vivenciada como estagiária na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), através dos eventos realizados, com os projetos da Visita Guiada e do Museu sobre Rodas, do Museu do TJE/PA, no desempenho da função, como instituição preservadora da memória viva e disseminadora da informação em favor do conhecimento. Procura-se uma forma para compreender como os projetos do Museu fazem essa disseminação e o modo de entendimento. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, com várias informações, definições e conceitos que abordam a temática em questão. Por meio do estudo sobre os museus, observa-se sua evolução na sociedade e sua atuação como instituição de forma educativa e cultural, tendo como elementos a disseminação da informação e a museologia. Investigou-se como esse conhecimento é disseminado para a sociedade, através de seus eventos e serviços de cunho social, que divulgam a história do poder judiciário. Depreende-se que os projetos do Museu do TJE/PA têm relevante importância como disseminadores da informação, conseguindo alcançar seus objetivos como difusores do conhecimento, ressaltando a sua função social, exercendo um papel educativo como instituição mantenedora do patrimônio histórico-cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Disseminação seletiva da Informação na Biblioteca do Ministério Público do Estado do Pará(2016-10-25) DINIZ, Maria de Nazaré Cordeiro; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Aborda o tema da Disseminação da Informação em unidades de informação, estabelecendo como objetivo analisar a disseminação seletiva da informação da Biblioteca Artemis Leite da Silva do Ministério Público do Estado do Pará. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental com o uso de livros, periódicos científicos, teses, dissertações, com abordagem qualitativa e desenvolvido estudo de caso do serviço de disseminação seletiva da informação da Biblioteca do Ministério Público. Como resultado se observa um trabalho sistemático que atende a todos os membros, assessores, servidores, analistas jurídicos e militares de todas as sedes do Ministério Público no Estado, agregando valor aos serviços prestados, ajudando a suprir as necessidades informacionais desses profissionais, sem que esses se desloquem de seus locais de trabalho, pois a DSI que a biblioteca oferece chega até eles via e-mail. Finalmente, conclui-se que é oferecido um serviço de grande relevância, sendo de fato um serviço de disseminação seletiva da informação, visto que atende à demanda individual de informação dos usuários da Biblioteca do Ministério Público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Educação à distância: uma alternativa educacional no ensino da biblioteconomia(2017-04-03) SANTOS, Manoel Marcos Borges Guedes dos; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Análise da modalidade de educação à Distância para o ensino superior público Federal da Biblioteconomia, como caminho alternativo educacional no processo de democratização da educação brasileira. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa que permitiu refletir sobre a Educação à Distância, a partir dos conceitos que fundamentaram o estudo da EAD, bem como sua evolução histórica, além da importância do uso das TICS para essa modalidade de ensino. A partir da análise da pesquisa, foi possível perceber a importância do ensino à distância na biblioteconomia e seus reflexos na vida educacional de estudantes que não tiveram oportunidade no ensino tradicional. Além disso, trarão impactos que irão neutralizar a situação de alocar professores no fim de carreira, nas bibliotecas, disponibilizar profissionais mais qualificados no mercado de trabalho, além de aumentar o efetivo de profissionais no País, nos setores públicos e privados, contribuindo para promover forte melhoria na educação geral, como também, fazer cumprir o que foi estabelecido na a Lei 12.244/2010. De forma geral, a Educação à Distância se tornou um novo modelo pedagógico de ensino, para atender uma demanda cada vez mais crescente nacional e internacionalmente, com intuito de atender às novas exigências educacionais da sociedade. Finalizando, aponta-se que essa nova proposta pedagógica contribuirá para o aumento de vagas nas universidades públicas Federais, assim como auxiliar no processo de democratização na Educação brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido Elementos da arquitetura da informação em repositório institucionais: uma análise do Repositório Institucional da UFPA(2021-10-18) BRAGA, Lucas Leal; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estuda a arquitetura da informação em repositórios institucionais com objetivo de verificar como estão estruturados os elementos da arquitetura da informação dentro do repositório institucional da UFPA, e como objetivos específicos: a) identificar se possui os elementos chave na organização da informação; b) analisar como isso influencia na recuperação da informação para o usuário. Para isso, foi realizada a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, e utilizada a técnica de observação, com levantamento bibliográfico sobre os conceitos do referido tema. Para análise de dados, utilizou-se critérios de elementos da arquitetura da informação, nas dimensões contexto e conteúdo, propostos por Rosenfeld, Morville e Arango (2015). Como resultados, observou-se que as informações no RIUFPA são organizadas, de fácil acesso, com interface apropriada, com navegação, busca e rótulos que permitem boa recuperação da informação. Concluiu-se que o Repositório Institucional da UFPA tem os principais elementos recomendados a uma boa arquitetura da informação, aliada à encontrabilidade no sistema de recuperação da informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Fotografia como fonte de informação histórica: o tratamento da fotografia no acervo fotográfico do Museu da Universidade Federal do Pará(2019) CAMPOS NETA, Regina Purificação Oliveira; CONDURÚ, Marise TelesA imagem fotográfica contém inúmeras particularidades, podendo a fotografia ser considerada como documento com valor histórico, em razão dos elementos próprios que a imagem transmite. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar a forma e procedimentos utilizados para o tratamento da fotografia no Museu da Universidade Federal do Pará e como objetivos específicos: a) refletir sobre a função histórica e documental das imagens fotográficas como fontes de informação, analisado as formas de armazenamento, conservação e preservação de imagens fotográficas; b) identificar as formas de armazenamento, conservação e preservação da informação por meio das imagens fotográficas no MUFPA; c) mostrar as formas de disseminação do acervo fotográfico do MUFPA. Para isso, foi realizado um estudo descritivo, exploratório e bibliográfico sobre a fotografia, a fim de responder as questões do uso da imagem fotográfica como fonte de informação, histórica e documental, bem como um estudo de caso, no qual foram feitos estudos, coleta de dados, entrevista e observação no acervo fotográfico do MUFPA, para conhecer como se faz a organização, conservação e preservação das fotografias no Museu. A entrevista foi realizada com o responsável pelas fotografias que compõem o acervo fotográfico do Museu, além da análise e observação dos processos em que as imagens são submetidas. Como resultado, constatou-se que a fotografia como fonte de informação histórica passa a se tornar uma ferramenta que auxilia a produção de conhecimento e deve ser tratada de forma adequada para a sua conservação. Por fim, conclui-se que as fotografias no MUFPA são consideradas pela sua função histórica e documental como fonte de informação, sendo para tanto conservadas e preservadas para esse fim. Contudo, percebeu-se que se deve promover mais a disseminação dessas fotografiasTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Histórias em quadrinhos como fonte de informação e incentivo à leitura(2017) SOUZA, Rafael Queiroz de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estuda a contribuição das histórias em quadrinhos usadas como ferramenta no incentivo à leitura, demonstrando a importância da leitura para a educação de cada indivíduo na sociedade. Aborda um breve contexto de origem, explana suas características e também o uso das mesmas na sala de aula. Discute também se as histórias em quadrinhos podem ser consideradas fontes de informação. Utilizando como metodologia pesquisas bibliográficas e eletrônicas, além da aplicação de um questionário introduzido a discentes do curso de biblioteconomia. Portanto, o presente estudo conclui-se que as mesmas são de suma importância por disseminar conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inteligência competitiva: a gestão da informação como instrumento para ações estratégicas na empresa Extrafarma(2017-09-05) GOMES, Helayne da Silva Cardoso; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a inteligência competitiva em empresa do setor farmacêutico, motivado pelo cenário altamente competitivo, que necessitam gerar estratégias vantajosas para fazer uma boa gestão. Com o objetivo de refletir como a inteligência competitiva pode contribuir para as ações estratégicas na empresa Extrafarma, apresenta base teórica para conceituar as estruturas da gestão da informação e os ciclos de informação e de inteligência competitiva na visão de Valentim (2006), Tarapanoff (2001) e outros. É uma pesquisa exploratória por meio de um método quantitativo e qualitativo, realizada por meio de um estudo de caso, com o uso de questionários para coleta de dados. Além disso, foi adotado o modelo de ciclo de inteligência competitiva de Amaral et al (2004), composto de seis etapas, para avaliar o processo de inteligência da Empresa estudada. Como resultado identificou-se o fluxo informacional e panorama de atuação da empresa Extrafarma, pelo setor de inteligência e a maneira como a informação é organizada. Também foi apresentado o ciclo da inteligência competitiva da Extrafarma, com as seguintes etapas: necessidade de informação, planejamento, coleta, análise, disseminação e avaliação das informações de forma a obter estratégias e vantagens competitivas. A pesquisa demonstra a importância da efetiva atuação do setor de inteligência, nas atividades da Empresa para gerar apoio às decisões de curto, médio e longo prazo, tendo em vista a geração de vantagem competitiva, criando ou sustentando novas estratégias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A normalização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em pedagogia da UFPA(2017-04-04) SILVA, Nathalya Marinho da; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Análise da normalização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) como forma de facilitar o processo de comunicação científica, tendo como objetivo geral verificar a apresentação da aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos TCCs do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Para isso, foram elaborados formulários para avaliação dos TCCs para a correta aplicação das normas de trabalhos acadêmicos, referências, resumo, sumário, citações, numeração progressiva das seções da ABNT e normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultados, observou-se a importância da normalização no meio acadêmico, sendo apontados acertos e erros de cada trabalho, por exemplo, o resumo que não foi aplicado em todos os trabalhos analisados, o que prejudica sua disseminação e futuro uso pelos interessados. Cabe ressaltar, que o resumo é um elemento obrigatório e que deve apresentar o conteúdo do documento, com o objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Outro elemento, o sumário, também não foi usado em todos os TCCs, o que se julga como resultado negativo, por se tratar de um elemento que ajuda no processo de localização dos elementos do texto, além de facilitar o processo de comunicação. Por fim, conclui-se que a padronização dos trabalhos de conclusão de curso colabora para a comunicação científica, sendo a recuperação da informação uma das principais vantagens de ser ter um trabalho bem estruturado. Além disso, alerta para que os alunos possam dar mais atenção às normas e sugere a elaboração de um manual de normas técnicas para o curso analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Obras raras como patrimônio histórico-cultural e seu uso como fonte infomacional: um estudo de caso na Biblioteca Fran Paxeco(2017) AIRES, Joanne Karoline da Mata; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a preservação de obras raras para a guarda e memória da sociedade, com o objetivo geral de analisar as obras raras como patrimônio histórico-cultural. Para isso, buscou-se compreender o que são as obras raras e sua relação com o patrimônio histórico; investigar a preservação e conservação das obras raras para o seu acesso e usabilidade como fonte informacional, e analisar a Biblioteca Fran Paxeco, as formas de acesso, preservação e conservação de seu acervo raro. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica, por meio de literatura da área, a fim de identificar os critérios de avaliação de obras raras, seu acesso à relação de livros raros com o patrimônio histórico, além de pesquisa documental, em que foram utilizados relatórios e outros documentos. Com abordagem qualitativa, fez-se um estudo de caso da Biblioteca Fran Paxeco, com aplicação de entrevista à bibliotecária responsável, visando ao reconhecimento do espaço, do funcionamento e do histórico da Biblioteca. Como resultados observou-se que o acervo de obras raras da Biblioteca Fran Paxeco considerada a terceira maior em número de obras raras do Brasil, tem sido preservado e que já existem iniciativas para digitalização desse acervo, a fim de facilitar seu uso como fonte informacional. Conclui-se com esta pesquisa a importância de se criar políticas e projetos para o resgate cultural dos acervos de obras raras como fonte informacional.