Graduação - ICSA
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Navegando Graduação - ICSA por Orientador "CARDOSO, Francilene Do Carmo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mediação da leitura literária nas escolas quilombolas para o protagonismo social: análise das salas de leitura em Guajará-Miri, Acará/ Pará(2025-09-15) ROSÁRIO, Jozellyne Paixão do; CARDOSO, Francilene Do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518Esta pesquisa teve como objetivo analisar a mediação da leitura literária para o protagonismo social em duas salas de leituras localizadas na Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, no município de Acará, Pará, com ênfase em identificar e descrever a história de criação das salas, objetivos e atividades desenvolvidas para disseminar e ampliar a formação leitora e de que modo colabora com a construção da identidade quilombola e o protagonismo social. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa com método de estudo de caso, sendo o campo de pesquisa as salas de leitura das escolas Municipais Santa Marta e Cruzeirinho I. Os resultados assinalam os principais desafios encontrados nos dois espaços, semelhantes em ambas as escolas: a precariedade das instalações das salas, acervo reduzido e a ausência de bibliotecário. Conclui que a ausência de bibliotecas e sala de leitura nas escolas quilombolas impactam negativamente na formação de leitores. Além disso, a ausência de acervos que engrandecem a cultura quilombola também podem impactar na autodefinição, na valorização da cultura, na efetiva democratização da leitura e da informação, a mediação da leitura se dá a partir de aspectos culturais dos sujeitos, há evidências de que pode contribuir positivamente para o aumento dos índices de leitura e o protagonismo dos sujeitos do território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bibliotecas públicas nos jornais paraenses da década de 1980: discursos e desafios da biblioteconomia(2025-09-11) CONCEIÇÃO, Gabriel Rodrigues da; CARDOSO, Francilene Do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518Este artigo analisa a representação das bibliotecas públicas paraenses na imprensa durante a década de 1980, com ênfase nos jornais O Liberal e Diário do Pará, disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, busca compreender como as matérias jornalísticas contribuíram para a construção de discursos sobre o papel social das bibliotecas públicas, os investimentos governamentais e os desafios enfrentados pelos profissionais da área. A partir da análise das reportagens, observa-se uma narrativa marcada por dualidades: enquanto algumas matérias destacavam iniciativas como o carro-biblioteca e os serviços itinerantes, outras denunciavam a precariedade estrutural, o abandono institucional e a falta de valorização do trabalho bibliotecário. A utilização da Hemeroteca Digital Brasileira como fonte, permitiu o acesso a um acervo amplo e diversificado de periódicos digitalizados, facilitando a investigação e preservando a memória histórica. Assim, o estudo evidencia como os discursos jornalísticos influenciaram a percepção coletiva sobre as bibliotecas públicas e reforça a importância desses acervos digitais para a pesquisa acadêmica e a preservação da memória social.