Graduação - ICSA
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Navegando Graduação - ICSA por Orientador "BERRÍO-ZAPATA, Cristian"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Digitalização de acervo acadêmico: estudo de caso do setor de arquivo - DRCIN, do IFPA, Campus Belém(2019-12-11) FARINHA, Brenda Thayná costa; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487Com a inserção dá tecnologia no fazer arquivístico mudou-se totalmente a maneira de produzir, gerenciar, tramitar, armazenar, preservar e disponibilizar as informações contidas nos documentos. Para auxiliar na preservação e no acesso rápido e eficaz dos documentos, fez-se necessário a utilização de processos de digitalização de documentos. O Instituto Federal do Pará deve se adequar a portaria 315/2018 – MEC, que obriga as Instituições de Ensino Superior a Digitalizarem o seu acervo acadêmico em um prazo de vinte e quatro meses e para a efetivação da adequação, foi necessário utilizar as resoluções nº 31, 43 e o e-Arq Brasil do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Dessa forma, esta pesquisa buscou descobrir as complexidades da digitalização bem como contribuir para a preservação do acervo acadêmico por meio de pesquisa de campo com observações participantes, entrevistas com profissionais da tecnologia da informação e arquivistas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário para avaliar e identificar as necessidades tecnológicas de adequação de acordo com o e-Arq Brasil do sistema utilizado para gerenciar os documentos. Assim como, verificar outros processos de digitalização em entidades federais do Brasil. Para finalizar, foi feito um diagnóstico no setor de arquivo para dimensionar o trabalho planejado e com isso foram feitos dois cronogramas, um para a digitalização dos documentos da graduação e especialização e outro para os demais documentos constantes no arquivo. Além disso, foram determinadas as ferramentas para a implantação da digitalização, a análise do sistema de GED para o gerenciamento eletrônico visando a automação da gestão do acervo acadêmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de caso sobre a gestão documental e preservação das coleções fonográficas da Rádio Cultura de Belém do Pará(2016) SOUZA, Priscila Lins; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907Esta pesquisa estuda a gestão documental e a preservação das coleções fonográficas da Rádio Cultura de Belém do Pará, utilizando como referencial a perspectiva arquivística. Com o avanço das tecnologias de informação, houve mudanças nos suporte dos documentos fonográficos, criando fenômenos que afetam a gestão documental e deveriam ser discutidos na Arquivologia. O objetivo é examinar a coleção fonográfica da Rádio Cultura para fazer uma descrição das suas rotinas de gestão documental e conservação dentro das particularidades que tem um acervo que apresenta materiais híbridos, ou seja, analógicos e digitais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Exclusão digital de gênero na arquivística: a produção de um modelo de pesquisa que permita identificar o fenômeno(2017) SOARES, Elieth das Chagas; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907A tecnologia da informação impulsiona a disseminação da informação e a capacidade de processamento de dados, porém acarreta o fortalecimento do modelo de identificação de gênero pré-existente na sociedade patriarcal ocidental. Este fenômeno tem sido nomeado como “Exclusão Digital de Gênero” (EDG), ou seja, a incapacidade ou impossibilidade das mulheres para dominar e tirar proveito da tecnologia da informação. O objetivo deste trabalho é fazer um breve estado da arte sobre a EDG e propor seleção de perguntas que permitam evidências dela, em um espaço formativo, no caso, a Faculdade de Arquivologia da UFPA (FAARQ). Para isso, devem-se analisar os fatores que indicam a presença da EDG segundo a literatura da área, com o alvo de criar um modelo de pesquisa que permita identificar o fenômeno. A construção servirá de base para uma prova piloto que tentará verificar possíveis diferenças no domínio da Tecnologia da Informação entre os discentes de Arquivologia, em função das suas características de gênero. Como metodologia se fez uma revisão bibliográfica de literatura com auxílio de descritores específicos, investigados em bancos de dados nacionais. Foram selecionados artigos sobre a exclusão digital de gênero pertinente à teorização sobre a EDG, e a os fatores que a caracterizam. Após a seleção do material, se fez um estado da arte sobre a EDG para identificar os fatores que podem revelar este fenômeno e assim, fundamentar um modelo de identificação da EDG. O resultado final da pesquisa faz uma proposta de fatores que poderiam fundamentar um modelo para detectar a EDG, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa sobre este tema na comunidade de Arquivologia e outros profissionais da informação. Próximo passo a seguir deve ser a complementação e implementação desta proposta em uma enquete piloto, a ser aplicada na população da Faculdade de Arquivologia, para verificar a existência e dimensão deste fenômeno na formação dos arquivistas.