Curso de Física - CABAE
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Navegando Curso de Física - CABAE por Orientador "PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização de Nanofios de ZnO sintetizados pelo método de oxidação térmica(2019-06-26) CAMPOS, Alex da Cunha; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060O estudo de métodos de síntese e das propriedades físicas de óxidos de metais de transição nanoestruturados tem atraído grande interesse em pesquisa científica fundamental devido às potenciais aplicações tecnológicas. Dentre as várias abordagens de crescimento, o procedimento de oxidação térmica é considerado um método simples, eficiente e rápido que permite a obtenção de arranjos micro e nanoestruturados com tamanho e morfologia controlados. Em particular, a ocorrência de nanoestruturas alongadas (com comprimentos maiores que 10 μm e diametros menores que 100 nm) é pouco mencionada na literatura quando este metódo é usado. Neste estudo, nanofios de Óxido de Zinco (ZnO) foram obtidos a partir da oxidação térmica de placas de Zinco Metálico (Zn) em temperaturas acima do ponto de fusão do metal (TF ~ 420 ºC). A caracterização estrutural, morfológica e da composição elementar foi feita através das técnicas de Difração de Raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), respectivamente. Realizou-se também medidas de Espectroscopia de Correlação Angular γ-γ Perturbada (CAP) com o intuito de se obter informações relacionadas aos defeitos e impurezas nas amostras sintetizadas. Especificamente, para a amostra submetida a temperatura de 620 ºC, com taxa de aquecimento de 20 ºC min-1, observou-se o crescimento de nanofios longos com diâmetro médio de 74 nm, comprimentos de ~ 60 μm e alta densidade populacional. Os resultados obtidos a partir do aquecimento de outras amostras em diferentes taxas de aumento de temperatura indicam que este parâmentro é determinante no ajuste da morfologia, tamanho e densidade dos nanofios de ZnO. O mecanismo de crescimento dessas nanoestruturas alongadas é atribuido tanto aos processos de difusão induzidos por estresse quanto a dinâmica vapor-sólido da atmosfera rica em moléculas de zinco. As Medidas DRX mostram padrões para ZnO e Zn metálico com orientação preferencial, enquanto que as medições de CAP usando o 111In(111Cd) indicam que os nucleos de prova substituem apenas as posições cristalográficas do Zn no zinco métalico (orientado preferencialmente). Em amostras aquecidas à 820 e 1000 ºC, o DRX exibe apenas um padrão de ZnO. Em contrapartida, os espectros de CAP continuam mostrando núcleos de prova apenas em sítios metálicos de Zn, indicando a presença de regiões finas de Zn altamente orientadas confinadas entre grãos de ZnO, mesmo após longos périodos de oxidação. Estes resultados mostram um forte potencial da espectroscopia de Correlação Angular γ-γ Perturbada para revelar regiões metálicas confinadas e sua orientação na matriz de óxidos, mesmo quando sua concentração é extremamente pequena para que o DRX seja capaz de detectá-las.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de um forno tubular elétrico alternativo e de baixo custo(2021-10-13) RAIOL, Wesley Richeley da Cunha; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Este trabalho de conclusão de curso consiste na construção de um forno tubular elétrico de baixo custo financeiro. O forno tem como características principais seu custo/benefício e sua temperatura de trabalho, podendo atingir dentro de uma margem de segurança 1000ºC, sendo operado em rampas de temperatura, de acordo com as necessidades dos trabalhos executados. Outro grande diferencial na construção deste forno, além do custo/benefício, seu projeto permite que o mesmo seja operado nas posições vertical e horizontal. Com similar atividade de funcionamento, mas com custo/benefício muito abaixo dos fornos industriais e tradicionalmente comercializados, o forno tubular apresenta-se como alternativa para tratamentos térmicos em análises metálicas, calcinação de amostras, produção de óxidos e em inúmeros trabalhos onde se faz necessário uso gradual de temperatura. Foram utilizados para construção do forno controlador CONTEMP CTM 45, chaveamento, cabos de alimentação elétrica, sensor de temperatura (termopar do tipo K), relé de estado sólido (SSR), resistência de aquecimento (Nicromo V) e componentes eletroeletrônicos requeridos para a construção deste trabalho. Para reduzir o aquecimento térmico nas imediações da máquina, foi aplicando o isolamento térmico no cilindro de resistência (câmara de trabalho). Além disso, foram descritas características do equipamento, e dos circuitos de potência. Por fim, foi apresentada a conclusão, que destaca o trabalho como alternativa de baixo custo financeiro em comparação com fornos industrializados e de mesmo porte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um desenho de luz: o princípio físico da câmera fotográfica(2017) GONÇALVES, Nadiane Pantoja; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Neste trabalho estudamos um dos principais conceitos fundamentais da ciência, que é a LUZ, utilizando um instrumento muito popular em nossa sociedade, chamado de CÂMERA FOTOGRÁFICA. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve resumo do contexto histórico do seu desenvolvimento, como se deu seu aprimoramento, as relações com os fenômenos físicos da óptica e da física quântica, sendo a luz, um dos principais conceitos que permeiam nosso conhecimento científico moderno, como também as tecnologias utilizadas. Assim, podemos chamá-la de “Coluna Cervical” da ciência. Este conceito é utilizado em diversos níveis da educação, desde a educação básica ao superior. Ao mesmo tempo, compreendemos que a fotografia surge como um contexto importante para o ensino do conceito de luz e suas propriedades. Desta forma, este trabalho apresenta uma discussão conceitual sobre a luz e suas propriedades, além de trazer alguns episódios da história da ciência sobre o desenvolvimento deste campo da Física. Assim, podemos perceber que ela vai e está muito além daquilo que imaginamos, sendo ela, nosso guia de instruções para compreendermos o funcionamento do universo dentro e fora do nosso planeta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica(2022-12-19) PEREIRA, Reinaldo de Lima; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060A divulgação científica, vem se destacando atualmente no meio virtual, pois devido a pandemia do covid-19, que vitimou cerca de 14,9 milhões de pessoas, até o ano de 2020. E com os meios de comunicação em massa se mobilizaram para ajudar no isolamento social, provocando a disseminação de notícias científicas por meio da internet rapidamente. Conseguintemente o processo de ensino-aprendizado precisou se adaptaram ao ensino remoto com o uso de tecnologias disponíveis e acessíveis para os alunos. Diante disso, houve também a necessidade de criar plataformas virtuais nas páginas dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba, e em redes sociais como Facebook e Instagram, visando promover a difusão científica. Inicialmente, conscientizando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando informações verdadeiras com fontes confiáveis. Conseguindo abranger aproximadamente quase 30 mil pessoas. E com a criação das páginas do LFCA começaram a observa-se materiais audiovisuais de qualidade disponibilizados pelas redes sociais, tornou-se necessário elaborar estratégias para engajar o público para mais perto da cultura científica. Nesse sentido, no presente trabalho foram criados materiais para a divulgação científica, proporcionando um maior engajamento e atingindo um público cada vez maior. A análise do alcance das páginas criadas fora através de estudos netnográficos o que possibilitou um melhoramento dos projetos e estratégias de divulgação. Assim, é possível concluir que as tecnologias existentes, como as redes sociais podem ser ferramentas que contribuem para a tomada de decisões, divulgação científica e ainda permitem a inclusão de todos, tornando-se assim um ótimo instrumento para o ensino e aprendizagem nas áreas de ciência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito fotoelétrico e fotovoltaico: um estudo de caso no processo de ensino-aprendizagem experimental no ensino médio(2021-10-08) SANTOS, Josiel Ferreira; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Nos últimos anos as Energias Renováveis (ER) vêm ganhando destaque no cenário mundial devido à conscientização da população em relação a preservação do meio ambiente e ao uso de energia. Desse modo, este trabalho objetivou propor e desenvolver experimentos de física fundamentados em conhecimento sobre as energias renováveis com ênfase na energia solar, em particular dos processos fotovoltaicos de forma vivencial e didática em sala de aula, a fim de auxiliar as aulas de ensino aprendizagem dos professores de ensino médio. E notório que a sociedade no mundo vem buscando novas formas de se obter energia, em particular, as energias de fontes renováveis são de especial interesse a nível global o que tem impulsionado a construção e evolução de sistemas visando o uso deste tipo de fontes de energia. Nesse sentido, o ensino e a divulgação do conhecimento sobre as fontes de ER no ensino médio são de vital importância para o uso de fonte alternativas de energia. Portanto, neste trabalho foi utilizada uma pesquisa qualitativa descritiva em sala de aula com a utilização de levantamento bibliográfico, questionários e montagens de experimentos juntamente com os alunos. Consequentemente, foi notório o interesse dos alunos, os quais abrilhantaram seus conhecimentos a partir da contextualização sobre os assuntos abordados, os mesmos passaram de 43,5% para 72,8% na turma de 3º Ano A e de 48,9% para 60,5 por cento na turma de 3º Ano B o que está atribuída a metodologia utilizada, a qual buscou apresentar experimentos e a tecnologia de forma didática e significativa.