Faculdade de Física - FACFIS/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Física - FACFIS/CANAN por Orientador "ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A adaptação de Comunidade Ribeirinha às novas tecnologias: a Energia Solar Fotovoltaica(2023-12-20) BARBOSA, Geize Cristina Vidal de Sá; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O trabalho de extensão "A Adaptação de Comunidade Ribeirinha às Novas Tecnologias: A Energia Solar Fotovoltaica" que contempla o plano de trabalho vinculado ao projeto de extensão: A Apresentação da Física Quântica como Porta de Ingresso acadêmico, teve como objetivo primordial de explorar as percepções, experiências e conhecimentos das famílias ribeirinhas sobre energia solar. A primeira etapa contou com um estudo bibliográfico sobre o tema e posteriormente seleção aleatória de 20 representantes de famílias na comunidade da ilha de Urubuoca -Icoaraci-Outeiro/Belém-PA. Isso garantiu uma amostra representativa que reflete a diversidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo e quantitativo, adotando uma abordagem flexível que permitiu uma exploração aprofundada. As entrevistas abordaram temas essenciais, como o conhecimento prévio das famílias sobre energia solar, suas percepções em relação à tecnologia e experiências com eletricidade na comunidade. Questões cruciais, incluindo o acesso à eletricidade, as necessidades energéticas específicas e as expectativas quanto à energia solar, foram minuciosamente investigadas. O projeto se comprometeu a compreender de maneira abrangente o contexto local, identificando não apenas as demandas, mas também as vantagens da energia solar para as comunidades ribeirinhas. Essa abordagem aberta proporcionou uma base sólida para a obtenção de informações importantes que podem orientar futuras iniciativas relacionadas à energia solar nessas comunidades. Em resumo, o projeto atingiu seu objetivo, e também desenvolveu uma abordagem cuidadosa, garantindo que as vozes das famílias ribeirinhas fossem ouvidas e suas necessidades específicas. Os resultados encontrados são um recurso importante para o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis que beneficiam essas comunidades de forma significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente(2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).