Especialização - CANAN
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Navegando Especialização - CANAN por Orientador "BASTOS, Carlos Augusto de Castro"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O facebook como ferramenta de elaboração e apresentação de trabalho escolar de história sobre as religiões de matrizes africanas - um relato de experiência(2018-08-20) AMORIM, Cléber de Oliveira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este artigo trata, essencialmente, de um relato de experiência docente sobre as religiões de matriz africana, componente curricular da disciplina História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena ministrada em uma escola de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém-Pa, onde se utilizou a rede social Facebook para a apresentação do trabalho de pesquisa dos estudantes das turmas de 1º ano do ensino médio sobre o referido conteúdo. Para fundamentar a utilização do Facebook como ferramenta didático-pedagógica realiza-se, anteriormente, um diálogo com a Teoria da História onde se busca observar o que aponta a Didática de História sobre a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de História. Além disso, é apresentada uma breve discussão sobre a trajetória escolar da História e Cultura Africana e Afro-brasileira desde sua obrigatoriedade a partir da Lei 10.639/2003, bem como, uma breve abordagem sobre a utilização do Facebook como instrumento de auxílio didático-pedagógico na educação básica.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial(2018-08-23) GOLOBOVANTE, Smile de Souza; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451O presente artigo pretende apresentar uma proposta metodológica de uso das fontes documentais dos arquivos escolares no ensino de história no âmbito da educação básica, assim como apontamentos teóricos-metodológicos necessários ao professor de história em sua exequibilidade. Para a execução da proposta metodológica, foi tomado o caso específico do Colégio Estadual Paes de Carvalho, planejando-se uma atividade didática sobre o Brasil da República Velha à Era Vargas, a partir de fontes documentais disponíveis no próprio arquivo escolar.