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Navegando ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por Orientador "FURTADO, Renata Lira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso à informação e transparência ativa no portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2019) ASSUNÇÃO, Renato Vieira da; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A pesquisa buscou analisar a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação e a transparência ativa no Portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. As diretrizes da Lei nº 12.527/2011 e do Decreto 7.724/2012 estabelecem padrões para os sites das instituições públicas relacionados ao conceito de transparência ativa. Partindo desse conceito os órgãos e entidades da administração pública têm o dever de informar a sociedade de forma proativa e espontânea, sobre sua gestão e seus atos, por meio da divulgação de informações públicas por eles produzidas ou custodiadas. Desta forma, independentemente de requerimento a divulgação dessas informações devem ser realizadas por meio dos sites institucionais de forma clara e objetiva em linguagem cidadã, evitando que possam ter seu entendimento comprometido por uso de nomenclaturas pouco conhecidas ou termos técnicos. Passados sete anos da regulamentação dessas diretrizes a literatura especializada tem apontado que parte significativa das instituições públicas tem descumprido a legislação de acesso à informação, em particular, sob a prisma da transparência ativa. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos específicos verificar se o portal do Instituto Federal do Pará cumpre as diretrizes de transparência ativa e, analisar se a informação arquivística está sendo disponibilizada de forma compreensível e prática assim como determina a Lei de Acesso à Informação e o Decreto 7.724/12. Para isso foram estabelecidos dez indicadores e/ou requisitos baseados na legislação e nas recomendações da Controladoria Geral da União. Além disso também foi estabelecida uma escala de nível de atendimento, sendo que: o requisito poderia ser atendido integralmente, parcialmente ou não ser atendido. O resultado obtido pela pesquisa corrobora com o que é apresentado pela literatura, dos requisitos estabelecidos por esse trabalho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará atendeu integramente 60% deles, deixando de atender 30% e atendendo parcialmente 10%. Desta forma, a Instituição apresenta um grau elevado de descumprimento das diretrizes legais de acesso à informação e transparência ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso à informação: uma análise da lei de acesso à informação e a lei de arquivo e suas aplicações na Universidade Federal do Pará(2017-03-29) COSTA, Rafaela Katarine Guimarães; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586A pesquisa busca compreender o acesso às informações por meio da Lei de Arquivo e a Lei de Acesso à Informação (LAI) na Universidade Federal do Pará (UFPA), uma vez que as informações nessa instituição são produzidas diariamente e baseadas nos procedimentos normativos. A Lei de Arquivo nº 8.159/1991 é clara quando diz que é dever do Poder Público a, gestão documental como elemento de prova e informação. Sendo assim, enfatiza que as disposições gerais presentes na LAI nas instituições públicas estão sob a regência da lei como garantia do acesso à informação. Logo, essas instituições são responsáveis em garantir o acesso à informação, através dos meios de comunicação para a publicidade como obrigação geral e do sigilo como exceção, estimulando o desenvolvimento da cultura de transparência (ativa e passiva) e do controle social da administração pública. Tem como objetivo abordar a aplicabilidade da LAI na UFPA, sobretudo o acesso à informação pública, se está atendendo os preceitos normativos de acordo com os artigos 8 e 9, para assegurar a gestão transparente e proteção da informação, garantindo os direitos de informações contidas em registros ou documentos, produzidos, acumulados, e recolhidos ou não pelo Sistema de Arquivo da UFPA e que estes documentos recebam a gestão adequada desde a sua criação, tramitação e recolhimento, esse processo caracteriza a importância do Sistema de Arquivo no processo do acesso à informação. A partir da análise nas leis têm como base para criação de sistemas de arquivo e serviços de informação que se insere o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) da Universidade Federal do Pará, respectivamente no contexto das Leis de nº 12.527/ 2011 e nº 8.159/1991.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivologia e saúde: a percepção dos profissionais no sistema de arquivos da Universidade Federal do Pará(2017) BARBOSA, Nilza Maria Sena; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Objetivando mostrar o ambiente arquivístico adequado, trazendo com isso qualidade de vida, saúde e segurança aos profissionais atuantes no Sistema de Arquivos da Universidade Federal do Pará, este trabalho visa a análise da percepção desses trabalhadores sobre o tema abordado, revelando os perigos presentes e que os mesmos estão diretamente ligados aos tipos de atividades que desenvolvem, bem como a tomada de medidas preventivas com o intuito de eliminar os riscos existentes nesse ambiente. Faz uma abordagem sobre a importância que o Governo e a sociedade dispensam aos arquivos e a necessidade do reconhecimento e valorização desses profissionais. Toma como base as legislações, leis, normas e portarias relacionado à saúde, segurança, direito e deveres. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva bibliográfica e também um estudo de caso, trazendo consigo abordagens quantitativas e qualitativas no tocante a análise de dados. Finaliza mostrando a importância da temática, a percepção que os profissionais de arquivo possuem e a sugestão de buscarem com mais frequência a conquista de um ambiente adequado e também quiçá, um merecido auxílio de insalubridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Competência arquivística: um estudo de caso na comunidade remanescente de quilombo Igarapé Preto(2023-12-12) SILVA, Érica dos Santos da; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Esta pesquisa teve como objetivo compreender o entendimento dos moradores da comunidade quilombola de Igarapé Preto sobre os preceitos da Competência Arquivística a partir de experiências, documentos e processos arquivísticos. A questão que norteou a pesquisa é: os preceitos da Competência da Arquivística se relacionam com as vivências e as experiências dos sujeitos com e documentos e processos arquivísticos?. Optou-se por ampliar as discussões em torno do Contexto Sociocultural para o recorte da pesquisa, buscando definições inclusive de outras áreas. Para atingir o objetivo do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas referentes aos temas propostos e um estudo de caso realizado na referida comunidade. Foram entrevistadas 10 pessoas, sendo 7 do sexo feminino e 3 do sexo masculino na faixa etária entre 13 a 58 anos. Como conclusão os resultados apontam que esses sujeitos têm noção dos preceitos da Competência Arquivística, mas não é possível afirmar que os mesmos detêm plenamente os conhecimentos e habilidades da Competência Arquivística a partir do Conhecimento do domínio, da Competência de artefatos e da Inteligência ArquivísticaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Competência em informação e a gestão da informação arquivística: padrões e indicadores(2019) SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A partir das discussões pós-modernas quanto ao atual paradigma arquivístico e da inserção da Competência em Informação na atuação do arquivista, surge o questionamento, objetivado nesta pesquisa, acerca de quais elementos da Competência em Informação são relevantes ao arquivista frente a Gestão da Informação Arquivística. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar tais elementos, e quanto aos objetivos específicos, sistematizou-se as temáticas elegidas (gestão de documentos, gestão da informação arquivística e competência em informação), apresentou-se as relações provindas dos elementos identificados e por fim estabeleceu-se padrões e indicadores para a performance do arquivista frente a gestão da informação arquivística. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, em bases de dados, periódicos científicos e anais de eventos e pelo método comparativo entre as temáticas elegidas. Como resultados iniciais, apresentou-se quatro tipos de relações, a saber: Relações históricas; Relações a partir do usuário; Relações a partir do arquivista; e Relações a partir da gestão da informação arquivística. A partir disso elaborou-se cinco padrões e indicadores com o intuito de nortear as atividades e a avaliação do desempenho do arquivista competente em informação perante a gestão da informação arquivística.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico(2022-10-26) MARQUES, Ariadne Pinto; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Competência em informação na formação do arquivista: uma proposta de disciplina.(2019) SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Este estudo tem como objetivo propor a inserção da disciplina Competência em Informação como conteúdo curricular obrigatório nos cursos de graduação em Arquivologia do Brasil, com o intuito de complementar a formação e a atuação do arquivista, especificamente no desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, tanto no âmbito pessoal como no profissional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Pesquisa Bibliográfica sobre a Competência em Informação e o Ensino da Arquivologia e a Pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares do Curso de Arquivologia. O resultado da pesquisa apresenta os objetivos da disciplina, com as capacidades, conhecimentos e habilidades esperadas do aluno, e em conjunto com a análise entre os elementos teóricos de Arquivologia e as ações de Competência em Informação, os conteúdos da disciplina de Competência em Informação são idealizados para atender habilidades nas práticas cotidianas do estudante e do futuro profissional. Conclui-se que a disciplina atende os requisitos de todos os cursos brasileiros para a melhor qualificação do arquivista e a sua valorização como profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conceito de gestão na arquivologia e administração: uma análise da produção científica(2017) LOBATO JUNIOR, Luiz Carlos Maia; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho traz a Arquivologia e a Administração para uma análise dos contextos em que envolvem essas duas disciplinas bem como suas características. Os objetivos do trabalho foram mapear a temática “Gestão” no âmbito das duas disciplinas, analisando os subtemas relacionados às mesmas, o conceito de “Gestão” nas duas disciplinas e discutindo os subtemas recuperados bem como os artigos recuperados com o intuito de identificar possíveis relações interdisciplinares. Constatou-se que apesar de o tema ser comum para a Arquivologia e Administração, outras áreas do conhecimento também se utilizam do tema principal por meio dos subtemas. Percebeu-se também algumas relações interdisciplinares entre os dois campos do conhecimento. Conclui-se dizendo que é um estudo inicial, podendo ser desenvolvido por futuros pesquisadores que se interessarem nessa temática da Arquivologia e Administração.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e expectativas dos discentes do curso de arquivologia da Universidade Federal do Pará(2017) GUERREIRO, Josué Matos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Este trabalho tem por objeto de estudo uma análise dos atuais desafios e expectativas do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, contemplando a prática e o estudo científico que ultrapassam a simples formação do profissional arquivista, conforme demonstra as definições de autores consagrados e o resultado das pesquisas com os entrevistados. A pesquisa aplicada caracteriza-se como bibliográfica, documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O objetivo é apresentar as atuais expectativas dos discentes e desafios do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para realizá-lo desdobra-se nas seguintes fases: breve levantamento histórico sobre a arquivologia e sua inserção nas universidades Federais, mapeando os principais momentos que marcaram o estudo da disciplina no Brasil; Estudo de caso no âmbito da Universidade Federal do Pará, através da aplicação de questionário on line, com respostas abertas feitas a todos os graduandos do curso de arquivologia da UFPA dos anos 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, para identificar as percepções dos discentes do curso, analisá-las e discuti-las, e assim melhor compreende-las. O resultado obtido aponta que são muitos os desafios a serem ultrapassados pelos discentes, durante e após a graduação, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais, os cursos de capacitação, o mercado de trabalho, entre outros que não contribuem para o desenvolvimento do arquivista. Quanto aos resultados, a pesquisa mostrou-se satisfatória, visto que os discentes e a comunidade acadêmica do curso, lutam incansavelmente para o pleno desenvolvimento e reconhecimento desse profissional perante a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia(2018) MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata LiraA presente pesquisa teve como objetivo mapear as possíveis interseções entre o fenômeno Desinformação e a temática Competência em Informação no campo de estudo da Arquivologia contemporânea nacional. O estudo foi desenvolvido por meio da Revisão Bibliográfica Sistemática na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Os resultados identificaram uma baixa produção acadêmico-cientifica relacionando a Competência em Informação com a Arquivologia e no que tange ao fenômeno Desinformação, não foram identificadas nenhuma ocorrência nas produções arquivísticas, contudo evidencia-se a relação existente entre a Competência em Informação e a Desinformação no âmbito da Ciência da Informação. O resultado deste trabalho pode contribuir de forma significativa tanto para a Arquivologia e Ciência da Informação como para a sociedade em geral, considerando que o fenômeno Desinformação ainda é pouco compreendido e vem de maneira genérica assolando a sociedade. Os resultados obtidos foram relevantes para confirmar que os preceitos da Competência em Informação configuram-se como uma possibilidade tanto de combate, como de redução da Desinformação na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico arquivístico da seção de arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará(2018) ROSA, Shirlene Tatiane Ribeiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico arquivístico da Seção de Arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica adotou-se como técnicas: entrevista com perguntas abertas aplicados na Seção de Arquivo. A análise dos dados coletados obedeceu a procedimentos qualitativos, caracteriza-se por Estudo de Caso. E com base nos dados coletados buscou-se, identificar as características do Arquivo da ALEPA, apresentar as principais tipologias documentais encontradas, propor recomendações de preservação dos documentos para a melhoria do Arquivo da ALEPA e justificar a necessidade em ter um programa de Gestão documental para auxiliar nas atividades realizadas, pois, os documentos produzidos e recebidos são essenciais à Administração para a tomada de decisões e também para proporcionar o acesso dos cidadãos à informação pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e identificação arquivística como subsídios para gestão documental: o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA(2018) OLIVEIRA, Adriana Couto Santiago de; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Esta pesquisa teve como finalidade apresentar a importância do Diagnóstico e propor um Modelo de formulário de Identificação de tipologia documental para o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará – PPGD como uma proposta para tratar a massa documental acumulada e sem identificação do seu arquivo, aplicando o diagnóstico que é usado como um dos primeiros passos no tratamento técnico para a massa documental acumulada. E demonstrar a importância deste procedimento técnico como necessidade de se realizar a identificação de documentos baseada no trabalho do profissional Arquivista. A característica da investigação é empírica, pois utiliza o método de estudo de caso uma abordagem exploratória, qualitativa e observação participante. A elaboração do trabalho se compõe por um fundamento teórico que busca verificar conceitos do diagnóstico e da Identificação Arquivística no Brasil, analisando os procedimentos e técnicas da Gestão Documental visando à elaboração de um modelo de Identificação Arquivística. O resultado da pesquisa indica as peculiaridades do programa, do acervo, à construção de um formulário que foi aplicado e justificando a relevância da função de Identificação Arquivística como técnica para tratar a documentação da massa documental acumulada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico na Secretaria Estadual de Transportes do Pará: um pressuposto para aplicação da gestão documental(2017) MORAES, Maira Moreira Pampolha; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Esta pesquisa teve como propósito apresentar um Diagnóstico situacional na Secretaria de Estado de Transporte do Pará como um pressuposto para aplicação da Gestão Documental e a partir desse Diagnóstico apresentar o fluxo documental das atividades da SETRAN, verificar a situação da massa documental acumulada; identificar os problemas relacionados ao exercício das atividades arquivísticas e justificar a necessidade de um arquivista na Gestão Documental com base na Lei nº 6.546/1978. É caracterizada como empírica utilizando o método de estudo de caso com abordagem qualitativa. A composição teórica foi formada por meio de leituras referentes à Administração Pública e suas funcionalidades, as políticas nacionais de acesso às informações, a Arquivística e a Gestão Documental incluindo suas fases e esclarecendo o conceito de Diagnóstico e a atuação do arquivista nesse processo. O trabalho em questão expõe um levantamento de dados realizados por meio de um Diagnóstico, feito com o auxílio de entrevistas e fotografias. O resultado da pesquisa aponta as características do órgão, os procedimentos de Gestão Documental que são realizados e as características do acervo, analisando a melhor forma de aplicar corretamente a Gestão Documental e propondo sugestões de melhoria na organização da massa produzida e acumulada da SETRAN, inclusive justificando a necessidade do arquivista nessa organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Direito a informação arquivística governamental via web nos municípios do Estado do Pará(2017) LOPES, Paula Suellen Correa Padilha; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho foi desenvolvido em torno da investigação de como é feita a divulgação da informação arquivística governamental, através do uso da internet, visando os preceitos da aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação. A realização desse estudo apresenta relevância quanto às questões científicas e sociais, de forma que se pode observar, o impacto da Lei de Acesso à Informação na região Norte do Brasil, especificamente no estado do Pará. Tendo como objetivo geral, analisar a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação e a disponibilização de informação arquivística governamental nos sites das prefeituras dos municípios do estado do Pará. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado um checklist, com quatorze itens, que devem ser seguidos pelos órgãos e instituições públicas para uma boa prática de transparência pública via web, se utilizando da técnica de observação sistemática, de forma que a coleta de dados foi realizada pelo próprio proponente da pesquisa, perante a utilização de técnicas preestabelecidas quanto à observação. A informação pública via web, proporciona ao cidadão um poder em tempo real de fiscalização das contas do governo, no entanto se faz necessário que essa disponibilização de informação seja feita de forma satisfatória e eficiente, de modo que possa suprir as necessidades almejadas pelo cidadão, ao acessar um site governamental. O resultado obtido é que um dos maiores problemas dos sites está ligado à falta de objetividade e uso de nomenclaturas de fácil compreensão, o que prejudica toda a funcionalidade do site, já que se trata de uma questão que diz respeito a todos os requisitos propostos pela Lei de Acesso à informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre o convencional e o digital: o assentamento funcional como informação arquivística(2017) DIOGO, Benedita Cristina Amaral; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Apresenta uma Revisão de Literatura, tendo como tema o Assentamento Funcional Digital (AFD), banco de dados que é tratado como fonte primária da informação. Levanta questões relacionadas a esse repositório no que se refere a aspectos como: digitalização, acesso e preservação digital. Utiliza o método da Analisa de Conteúdo, para demonstrar como está o processo de implantação do AFD em 29 (vinte e nove) universidades federais brasileiras, no qual se verificou que 61% das universidades pesquisadas já utiliza esse repositório digital. Relaciona nessa análise às falas dos atores envolvidos (as universidades) e aos dispositivos legais, como a Portaria Ministerial Nº 4/2016 e a Lei 12.527/2011. Contribui como fonte de pesquisa, dada à falta de material para um amplo estudo bibliográfico que aborde essa temática, servindo de base para futuras pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros(2019-12-11) OLIVEIRA, Jenifer Galdino de; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos arquivistas sobre o fenômeno Desinformação e o papel da Competência em informação nessa interação. Para tanto, foi utilizado como metodologia, pesquisa bibliográfica e estatítica e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário a fim de se obter elementos necessários para a realização dessa pesquisas. A partir da análise dos dados foi possível ponderar a percepção dos profissionais arquivistas a respeito do fenômeno desinformação, além de identificar os efeitos que esse fenômeno pode causar em sua atuação. Enfim, por meio da pesquisa realizada foi possível observar que os arquivistas entendem a desinformação tanto quanto reconhecem que sua atuação pode ser afetada por esse fenômeno, bem como compreendem a importância de se desenvolver novas habilidades para lidar com os impactos da desinformação em suas práticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fenômenos informacionais no contexto arquivístico com a pandemia de SARS-COV-2 no Brasil(2022) SANTOS, Catharina Di Paula Pinho dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451O desejo de compreender a situação informacional instalada com a pandemia de SARS-CoV-2 no Brasil, com vista a explorar e contribuir para as discussões em torno da Competência em Informação e Arquivologia, especialmente no tema dos fenômenos informacionais no contexto Arquivístico - um momento marcado pela avalanche informacional que, por vezes, resultou em desinformação - fomentada no Brasil, pelo governo federal - mostra-se um momento oportuno para a realização da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação dos registros oficiais, produzidos pelo governo federal brasileiro, configurados como informação/documento arquivístico, produzidos durante o período da pandemia de SARS-CoV2, a qual resultou em um processo de desinformação, e conhecer o papel da Arquivologia e da Competência em informação nesse contexto. Os objetivos específicos são: relacionar documentos oficiais que contribuíram de forma negativa na prevenção e controle da pandemia; informações falsas ou retiradas de contexto veiculadas por meios de ampla disseminação no Brasil e compreender como as habilidades de CoInfo são primordiais para mitigar a infodemia. Assim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica para proporcionar uma nova contribuição para linhas de pesquisa envolvendo Arquivologia e Competência em Informação, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, na abrangência de teoria e documentos oficiais e com objetivos exploratórios, visando compreender a situação informacional no Brasil com a pandemia, sendo material para pesquisas posteriores. Foram selecionados dois documentos de vigência nacional e com orientação contrária às medidas de prevenção internacionalmente recomendadas, provando que o discurso apresentado agravou a pandemia no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O fluxo documental na Procuradoria da República no Estado do Pará (PR/PA)(2018) FARIAS, Luis Fellipe Loureiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a Gestão e o Fluxo Documental no âmbito da PR/PA, com vistas à organização e o tratamento técnico adequado do Arquivo, aplicando a gestão documental e propondo identificar como ocorre a produção e tramitação desses documentos e a partir desse momento apresentar o fluxo documental da área fim na Procuradoria da República no Estado do Pará, para verificar o tratamento documental no órgão em questão e torna-se necessário que haja uma gestão documental completa visando à difusão e disseminação da informação, para evitar o acúmulo desnecessário de documentos e a eliminação equivocada. O resultado da pesquisa aponta que esse levantamento teórico/prático pode vir a contribuir para a expansão e consolidação dessa temática com o auxílio do profissional Arquivista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.(2018) FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia, competência em informação, educação universitária e formação profissional. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão de protocolo: uma proposta teórica de novos modelos organizacionais(2019) SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451O presente trabalho teve como objetivo primordial demonstrar novos modelos organizacionais para a realização das atividades de protocolo. Utilizando-se dos debates teóricos sob o protocolo, centralização, descentralização e desconcentração na perspectiva da arquivologia; Elencar os elementos que respaldam a importância da utilização dos paradigmas no protocolo e entender como escolha de um modelo afetará o programa de gestão de documentos de uma organização. Além disso, elencar possíveis entraves que poderão ocorrer durante o funcionamento de cada modelo estudado. A pesquisa tem caráter exploratório e foi desenvolvida por meio de uma análise bibliográfica envolvendo o campo arquivístico e, concomitantemente, a área administrativa, tanto de protocolo, quanto dos modelos organizacionais centralizados, descentralizados e desconcentrados. Dessa forma, a pesquisa apresenta o desenvolvimento do conceito de protocolo, desde sua epistemologia à contemporaneidade, ao se tornar também uma unidade administrativa, intrinsicamente ligada a gestão documental de uma instituição. Ademais, elucida a respeito dos modelos organizacionais selecionados, pontuando vantagens e desvantagens em uma possível aplicação em um setor de protocolo. Chegando a conclusão da necessidade de uma análise minuciosa da instituição para a elaboração dos modelos de gestão.