ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
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Navegando ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por Orientador "ARAÚJO, Oderle Milhomem"
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação dos critérios de desenvolvimento de coleções em biblioteca especializada: o estudo de caso da biblioteca do banco da Amazônia(2018) COSTA, Cristina Severino da; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115O processo de desenvolvimento de coleções é um fator fundamental para conseguir alcançar os objetivos de uma biblioteca. Ele está em constante evolução pois cada vez mais estão surgindo outras especialidades, gerando assim o aumento da literatura. São organizados conjuntos de objetos informacionais de forma a possibilitar a disseminação e recuperação da informação para atender as demandas efetivas de uma biblioteca. A formação, desenvolvimento e organização do acervo devem ser encarados como um processo permanente no qual as atividades de seleção, aquisição e avaliação de materiais devem estar em perfeita sintonia com a comunidade usuária. Visando nortear a formação e expansão de seu acervo, cada biblioteca deve estabelecer sua política de desenvolvimento de coleções. Os critérios de seleção devem estar totalmente vinculados aos objetivos da biblioteca. No caso das bibliotecas especializadas estas são constituídas por um acervo que visa suprir as necessidades de seu público alvo, estando em total harmonia com que a instituição se propõe, com sua missão, visão e objetivos definidos pela organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O controle e avaliação do planejamento estratégico: um estudo aplicado na Biblioteca Central da Universidade Federal Rural da Amazônia(2018) COUTO, Aline Farias Bandeira; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Aborda o processo de controle e avaliação do Planejamento Estratégico aplicado na Biblioteca Universitária pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Desta forma, a pesquisa buscou conhecer de que maneira ocorre o processo de controle e avaliação, tendo como objetivo geral entender a importância desta fase, possuindo como objetivos específicos à demonstração das etapas e instrumentos utilizados para a elaboração e execução do Planejamento Estratégico, a descrição da metodologia utilizada no processo e controle e avaliação e a identificação das principais dificuldades encontradas na execução das estratégias de curto e médio prazo. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, somada a pesquisa de campo de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Por intermédio da pesquisa, conclui-se que o processo de controle e avaliação se caracteriza como um mecanismo indispensável para que o Planejamento Estratégico seja realmente efetivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O distanciamento entre os alunos da Escola Avertano Rocha e a sua biblioteca escolar(2017) ROCHA, Risele da Silva; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Discorre sobre o tema biblioteca escolar e o incentivo à leitura. Busca compreender por meio de pesquisa de campo os motivos que justifiquem o distanciamento entre os alunos da escola Avertano Rocha e sua biblioteca escolar, tendo como instrumento de pesquisa o questionário estruturado. Analisa os dados, os quais revelam que os motivos de distanciamento pode ser a falta de projetos de incentivo e de estrutura física adequada, como espaço amplo e acervo atualizado. Propõe que as atividades de incentivo à leitura sejam compartilhadas entre bibliotecários, docentes e coordenadores da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Editoração de livros: a parceria entre bibliotecário e editor(2017-04-06) SOUZA, Geisa Silva de; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Destaca a participação do bibliotecário no processo editorial. Visa às atividades exercidas pelo bibliotecário, editor e os demais especialistas envolvidos na editoração de livros, assim como as etapas em que está dividido o processo editorial, as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para padronização dos livros, os direitos que os autores têm sobre a obra que produz. Adverte para o fato de que sem um profissional qualificado para aplicabilidade das normas, o erro seria eminente. A parceria entre os dois profissionais, bibliotecário e editor, resulta na produção de bons livros para os leitores. Salienta que diante de várias habilidades do bibliotecário, é relevante destacar o serviço de normalização, catalogação, indexação, dentre outros, desempenhado pelo bibliotecário. Constata que o principal responsável pela padronização dos livros é o bibliotecário. Conclui que há necessidade do bibliotecário ser inserido no processo editorial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação entre texto e imagem por meio do livro físico(2018-01-31) PANTOJA, Monique Costa; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Apresenta características concernentes ao livro ilustrado. Apresenta a relação entre o texto (linguagem escrita) e a imagem (linguagem visual) num primeiro momento entre si e, posteriormente no âmbito do livro culminado na existência de nomenclaturas próprias para esta mídia híbrida a saber: livro ilustrado, livro com ilustrações e histórias em quadrinhos. Nota-se a existência de um público diferenciado assim como mais diverso para estes tipos de mídia. No entanto há a preferência pelo e para o público infantil. Reafirma que o produto livro é pensado de acordo com o público-alvo e, devido à multiplicidade do mesmo, faz-se necessário um cuidado maior durante sua construção. Aborda os cuidados a se ter na construção de um livro: o tratamento do texto, realizado no início, e da imagem, realizado no final. Conclui-se que o livro ilustrado onde seus três pilares: o texto, a imagem e o suporte, possuem uma enorme gama de possibilidades de funções e relacionamentos é um objeto de estudo complexo, no entanto, é com frequência tratado com uma literatura simplista e inferior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O patrimônio documental para construção da memória coletiva do município de barcarena(2018) ANJOS, Sérnio Angelim dos; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Analisa a preservação do Patrimônio Documental no município de Barcarena, e seu impacto na construção da memória coletiva local. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, e foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental, além de pesquisa de campo. Avaliou-se a conduta dos centros de informação em relação a preservação de acervos documentais e acesso a informação em favor da construção da memória coletiva, destacando o papel do profissional da informação neste processo. O trabalho introduz algumas considerações sobre o tema estudado, apresenta um pequeno histórico da cidade de Barcarena, e descreve seus principais acervos bibliográficos e documentais. Conclui que os documentos, independentemente de sua natureza, são fatores essenciais para as construções historiográficas, pois registram aspectos de determinado tempo e espaço, e, portanto, são preservadores da memória de grupo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção intelectual de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso nas Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará(2018) MONTEIRO, Sheysy Aragão; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Aborda a produção intelectual dos discentes, ressaltando aspectos que indicam as dificuldades encontradas pelos estudantes em redigir os trabalhos exigidos na academia. Tem como objetivo descrever e comparar as dificuldades que assolam a produção intelectual dos discentes das Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contribuindo para melhor qualidade nos trabalhos acadêmicos e científicos. Desta forma, estará enriquecendo a gama de informações que a universidade deve produzir, sustentando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, realizou-se um estudo de caso, por intermédio de uma abordagem quali e quantitativa. Além de pesquisa bibliográfica relacionada ao trabalho acadêmico; redação de textos; normalização de documentos, por meio dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o plágio na produção autoral. Mediante a pesquisa realizada, infere-se que a produção intelectual dos trabalhos acadêmicos deve ser trabalhada de forma mais árdua em seu meio, com maiores investimentos em disciplinas específicas, e critérios mais rigorosos quanto aos processos de leitura e escrita dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de incentivo a leitura: uma necessidade na biblioteca escolar(2017) CORDEIRO, Samara Cristina Lima; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Mostra como a criação de projetos de incentivo a leitura em escolas públicas torna-se indispensável para que, ainda na infância, o gosto pela leitura seja de fato incentivado. Apresenta a importância de que haja uma interação entre biblioteca, projeto de incentivo à leitura e a escola, pois em conjunto eles possam trabalhar com um objetivo em comum que é incentivar a leitura com qualidade. Destaca como ler pode ser um ato prazeroso e divertido, e ao mesmo tempo formando leitores conscientes, atualizados, com conhecimento intercultural. Constata que leitura e modernidade se completam e desta maneira passa a enxergar o ler como um ampliador de horizontes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sociedade da informação e do conhecimento e suas contribuições para as bibliotecas universitárias(2019) SILVA, Jozilene Teles da; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115As bibliotecas desenvolvem um papel científico, cultural, social e tecnológico nas Universidades, pois contribuem para facilitar o conhecimento dos discentes, docentes, pesquisadores, e todos os que a utilizam de alguma maneira, e tem como finalidade atender as necessidades dos usuários e com o passar do tempo elas foram evoluindo e cada vez mais se adaptando às novas mudanças na sociedade.. Essa pesquisa foi bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo por base discussões e argumentações teóricas, baseadas nos autores consultados. A partir disso, concluiu-se que as principais contribuições da Sociedade da Informação e do Conhecimento às BUs para as bibliotecas universitárias, estão relacionadas a uma nova concepção tecnológica, econômica e social, capaz de propiciar aos seus usuários uma potente rede de conhecimento a partir de processos informais, acessados pela conectividade e das interações entre pessoas e instituições.