Especialização em Ensino de História - CANAN
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Navegando Especialização em Ensino de História - CANAN por Orientador "NUNES, Francivaldo Alves"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista(2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem(2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante(2018-08-14) SILVA, Maria Cristina da Cruz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.