Especialização em Ensino de História - CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de História - CANAN por Orientador "LOPES, Siméia de Nazaré"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre tranças e turbantes: análise de uma experiência decolonial em sala de aula(2018-08-13) SILVA, Juliene Dias da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509A finalidade deste artigo é propor novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projetos educacionais, sendo mensurado seus resultados por meio de produções textuais dos discentes dos sétimos anos do Colégio São José, localizado no município de Castanhal-PA, antes e após a execução de oficinas aplicadas aos mesmos, considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Este artigo tem como objetivo, destacar os resultados e as mudanças ocorridas nos mesmos, e assim ampliar os conhecimentos em relação a propostas de trabalho referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, refletir acerca de sua importância para a vida da escola. Discutir e combater o preconceito racial presente no espaço escolar, rompendo o silêncio e a negação que se impôs historicamente sobre essa realidade de modo a positivar as relações étnico-raciais. Para tanto, primeiramente será realizado uma discussão teórica acerca das questões étnico-raciais e educação decolonial e os temas relacionados aos mesmos. Em seguida, será apresentado o produto educacional o qual norteia o presente artigo, e por último será exposto os resultados da aplicação do projeto aos alunos da educação básica do município de Castanhal-PA.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo(2018-08-20) RODRIGUES, Loren Cristina da Silva; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento.