Especialização em Ensino de História - CANAN
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Navegando Especialização em Ensino de História - CANAN por Orientador "KETTLE, Wesley Oliveira"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza(2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina(2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias que flutuam(2018-08-13) OLIVEIRA, Ana Vieira de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248A pesquisa foi realizada em sala de aula com quatro turmas de sexto ano do ensino fundamental no município de Salvaterra situado no arquipélago do Marajó, com objetivo de reconhecer os saberes e aprendizagens desses estudantes sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas, observando que é o primeiro contato do aluno com a história como disciplina e ciência, perceber como esses estudantes acrescentam ou não elementos naturais e a paisagem como atores e fatores desses acontecimentos, levando em consideração que todo conhecimento histórico que ele traz até aqui é construção do seu meio social e da introdução feita por professores no fundamental menor, do primeiro ao quinto ano, onde o objetivo principal é a alfabetização e as primeiras operações matemáticas. Como iremos reconhecer e lidar com essa construção tentando introduzir as bibliografias para também contribuir para formação, colocando os acontecimentos históricos dentro de um cenário, que influencia totalmente no seu andamento.