Especialização em Ensino de História - CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de História - CANAN por Orientador "BRITO, Adilson Júnior Ishihara"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará(2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula(2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.